Aula sobre Experimentando Extracao Do Dna Do Morango

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A extração do DNA do morango é uma atividade muito interessante e desafiadora para os alunos do 9º ano do ensino fundamental. A extração do DNA do morango é uma atividade que pode ser realizada com recursos analógicos e pode ser uma maneira de mostrar aos alunos a importância da biologia e da química em nossas vidas diárias e na compreensão dos conceitos básicos da biologia molecular.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente aos alunos o seguinte desafio: “Como extrair o DNA do morango usando apenas recursos do nosso cotidiano?”

  2. Etapa 2 - Desafio

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o DNA, sua estrutura e como ele é extraído. Além disso, eles também devem pesquisar sobre os materiais necessários para a extração do DNA do morango.

  4. Etapa 4 - Análise

    Os alunos devem analisar as informações coletadas durante a pesquisa e criar um plano para a extração do DNA do morango usando apenas recursos analógicos.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos devem colocar em prática o plano criado na etapa anterior e extrair o DNA do morango.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar sua experiência através do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus resultados e discutir sobre a importância da extração do DNA do morango.

    Dica: Utilize o modelo dos 3Qs para dinamizar a aula proposta abaixo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar e executar experimentos científicos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e análise de informações.
  • Capacidade de planejar e executar experimentos científicos.
  • Capacidade de trabalhar em equipe.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de informações.
  • Auxiliar os alunos na criação do plano para a extração do DNA do morango.
  • Acompanhar os alunos durante a execução da atividade e orientá-los caso necessário.
  • Avaliar o desempenho dos alunos através do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a discussão em sala de aula sobre a importância da extração do DNA do morango.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar informações sobre o DNA e a extração do DNA do morango.
  • Criar um plano para a extração do DNA do morango usando apenas recursos analógicos.
  • Executar o plano criado e extrair o DNA do morango.
  • Avaliar a experiência através do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar da discussão em sala de aula sobre a importância da extração do DNA do morango.