Aula sobre Experimentando Extracao Do Dna Do Morango

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Faça uma introdução do tema explicando a importância da extração do DNA do morango para a compreensão da transmissão das características hereditárias. É importante explicar que o DNA é a molécula responsável por transmitir as características de uma geração para outra e que, através da extração do DNA do morango, é possível visualizar essa molécula de forma simples e didática.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Faça uma introdução do tema explicando a importância da extração do DNA do morango para a compreensão da transmissão das características hereditárias. É importante explicar que o DNA é a molécula responsável por transmitir as características de uma geração para outra e que, através da extração do DNA do morango, é possível visualizar essa molécula de forma simples e didática.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Nessa etapa, os alunos devem se colocar no lugar do morango e pensar em como ele se sente ao ter seu DNA extraído.

  3. Etapa 3 - Hipóteses

    Os alunos devem formular hipóteses sobre como será o processo de extração do DNA do morango. Faça-os entender em como a extração do DNA pode ser realizada sem a utilização de recursos digitais ou impressos.

  4. Etapa 4 - Experimentação

    Nessa etapa, os alunos devem realizar a extração do DNA do morango utilizando materiais analógicos disponíveis em sala de aula. Oriente a turma durante todo o processo e explicar cada etapa da extração.

  5. Etapa 5 - Observação

    Os alunos devem observar o resultado da extração do DNA do morango e fazer anotações sobre as características da molécula.

  6. Etapa 6 - Análise

    Nessa etapa, os alunos devem analisar as informações coletadas e fazer uma reflexão sobre a importância da extração do DNA do morango para a compreensão da transmissão das características hereditárias.

  7. Etapa 7 - Síntese

    Os alunos devem sintetizar as informações coletadas em um relatório sobre a extração do DNA do morango. O relatório deve conter informações sobre o processo de extração, as características do DNA do morango e a importância da extração do DNA para a compreensão da transmissão das características hereditárias.

    Dica: Utilize o mapa de empatia abaixo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • Desenvolver a habilidade de observação e análise de resultados.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na realização do experimento.
  • Observação e anotação adequadas das características do DNA do morango.
  • Síntese adequada das informações coletadas no relatório.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante todo o processo de extração do DNA do morango.
  • Explicar as etapas da extração de forma clara e didática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Formular hipóteses sobre o processo de extração do DNA do morango.
  • Realizar a extração do DNA do morango, observar e anotar as características da molécula.