Aula sobre Experimentando Extracao Do Dna Do Morango
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A extração do DNA do morango é uma atividade que pode ser realizada com recursos que permitem aos alunos compreender de forma prática e lúdica a estrutura do DNA. A atividade é importante para a compreensão dos processos de transmissão de características hereditárias, uma vez que o DNA é o responsável pela codificação das informações genéticas. Nessa atividade os alunos poderão desenvolver a habilidade em "Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes."
Modelo de Debate Crítico
Etapa 1 - Levantamento de hipóteses
Comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre DNA e como ele é transmitido de geração em geração. Registre as respostas dos alunos em um quadro ou cartolina.Etapa 2 - Introdução
Apresente aos alunos o conceito de DNA, sua estrutura e sua importância para a transmissão de características hereditárias. Utilize recursos como desenhos ou modelos, para explicar o conceito.Etapa 3 - Experimento
Divida os alunos em grupos e distribua os materiais para a extração do DNA do morango. Os materiais necessários são: morangos, detergente, álcool, palitos de sorvete e copos de vidro. Explique passo a passo como realizar a extração do DNA do morango.Etapa 4 - Registro de aprendizagem
Após a realização do experimento, peça aos alunos que registrem em seus modelos de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre o DNA e sua estrutura. Inclua no modelo campos para que os alunos possam fazer o encerramento, ou seja, registrar o que ainda têm dúvidas ou dificuldades.Etapa 5 - Discussão em grupo
Faça uma discussão em grupo sobre as descobertas dos alunos durante o experimento e peça que eles compartilhem suas dúvidas e dificuldades. Utilize recursos como desenhos ou modelos, para esclarecer as dúvidas.Etapa 6 - Atividade de fixação
Peça aos alunos que realizem uma atividade de fixação, como a criação de um desenho ou modelo que represente a estrutura do DNA. Inclua no modelo de registro de aprendizagem um campo para que os alunos possam registrar o resultado da atividade.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula pedindo aos alunos que façam o encerramento no modelo de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam de novo e o que ainda têm dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de associação de gametas à transmissão de características hereditárias.
- Promover a compreensão prática e lúdica da estrutura do DNA.
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos no experimento e nas discussões em grupo.
- Compreensão dos conceitos de DNA e sua estrutura.
- Capacidade de associação de gametas à transmissão de características hereditárias.
Ações do professor
- Orientar os alunos na realização do experimento.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Utilizar recursos analógicos para explicar os conceitos e esclarecer dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar o experimento com atenção e cuidado.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Registrar o que aprenderam e suas dúvidas no modelo de registro de aprendizagem.