Aula sobre Experimentando Extracao Do Dna Do Morango

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A extração do DNA do morango é uma atividade que pode ser realizada com recursos que permitem aos alunos compreender de forma prática e lúdica a estrutura do DNA. A atividade é importante para a compreensão dos processos de transmissão de características hereditárias, uma vez que o DNA é o responsável pela codificação das informações genéticas. Nessa atividade os alunos poderão desenvolver a habilidade em "Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes."

Modelo de Debate Crítico


  1. Etapa 1 - Levantamento de hipóteses

    Comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre DNA e como ele é transmitido de geração em geração. Registre as respostas dos alunos em um quadro ou cartolina.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente aos alunos o conceito de DNA, sua estrutura e sua importância para a transmissão de características hereditárias. Utilize recursos como desenhos ou modelos, para explicar o conceito.

  3. Etapa 3 - Experimento

    Divida os alunos em grupos e distribua os materiais para a extração do DNA do morango. Os materiais necessários são: morangos, detergente, álcool, palitos de sorvete e copos de vidro. Explique passo a passo como realizar a extração do DNA do morango.

  4. Etapa 4 - Registro de aprendizagem

    Após a realização do experimento, peça aos alunos que registrem em seus modelos de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre o DNA e sua estrutura. Inclua no modelo campos para que os alunos possam fazer o encerramento, ou seja, registrar o que ainda têm dúvidas ou dificuldades.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Faça uma discussão em grupo sobre as descobertas dos alunos durante o experimento e peça que eles compartilhem suas dúvidas e dificuldades. Utilize recursos como desenhos ou modelos, para esclarecer as dúvidas.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Peça aos alunos que realizem uma atividade de fixação, como a criação de um desenho ou modelo que represente a estrutura do DNA. Inclua no modelo de registro de aprendizagem um campo para que os alunos possam registrar o resultado da atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula pedindo aos alunos que façam o encerramento no modelo de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam de novo e o que ainda têm dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associação de gametas à transmissão de características hereditárias.
  • Promover a compreensão prática e lúdica da estrutura do DNA.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos no experimento e nas discussões em grupo.
  • Compreensão dos conceitos de DNA e sua estrutura.
  • Capacidade de associação de gametas à transmissão de características hereditárias.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na realização do experimento.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Utilizar recursos analógicos para explicar os conceitos e esclarecer dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar o experimento com atenção e cuidado.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Registrar o que aprenderam e suas dúvidas no modelo de registro de aprendizagem.