Aula sobre Experimentando Extracao Do Dna Do Morango
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O DNA é uma molécula que contém as informações genéticas de um organismo. Ele é responsável por determinar as características hereditárias, como a cor dos olhos, tipo sanguíneo, entre outras. O objetivo dessa atividade é extrair o DNA do morango e entender como funciona a sua estrutura.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema da aula e explicar a importância da extração do DNA do morango para a compreensão da genética. Os alunos serão divididos em grupos de quatro para realizar a atividade.Etapa 2 - Extração do DNA do morango
Os alunos irão extrair o DNA do morango utilizando apenas recursos comuns, como sal de cozinha, detergente e álcool.Etapa 3 - Observação do DNA extraído
Os alunos irão observar o DNA extraído do morango utilizando uma lupa ou microscópio simples.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as observações feitas na extração e observação do DNA do morango.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 6 - Preenchimento do modelo
Os alunos irão preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade realizada.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade e reforçar a importância do estudo da genética.Dicas: Para tornar a aula mais dinâmica utilize o modelo dos 3Qs proposto na imagem abaixo.
Intencionalidades pedagógicas
- Reforçar a importância do estudo da genética;
- Compreender a estrutura do DNA;
- Trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na atividade em grupo;
- Compreensão da estrutura do DNA;
- Capacidade de trabalhar em equipe.
Ações do professor
- Fazer uma conclusão sobre a atividade;
- Tirar dúvidas dos alunos;
- Estimular a participação de todos.
Ações do aluno
- Participar da conclusão da atividade;
- Compartilhar conhecimentos com os colegas;
- Realizar as etapas da atividade.