Aula sobre Experimentando Extracao Do Dna Do Morango

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A extração do DNA é um processo fascinante que nos permite entender como a informação genética é armazenada e transmitida de geração em geração. O DNA é encontrado em todas as células dos organismos vivos e é responsável por determinar nossas características físicas e biológicas. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de experimentar a extração do DNA de um morango, aprendendo sobre a estrutura do DNA e como ele é transmitido de geração em geração. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da extração do DNA e explique como o processo será realizado. Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a estrutura do DNA e como ele é transmitido de geração em geração.

  2. Etapa 2 - Preparação dos materiais

    Os alunos receberão o material necessário para a extração do DNA, incluindo morangos, sal, detergente, álcool e outros materiais. Explique como preparar os materiais e como realizar a extração do DNA.

  3. Etapa 3 - Extração do DNA

    Os alunos realizarão a extração do DNA do morango, seguindo as instruções do professor. Eles registrarão todo o processo em seus cadernos de laboratório.

  4. Etapa 4 - Análise dos resultados

    Os alunos analisarão os resultados da extração do DNA e discutirão suas observações em grupo. Eles utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões com a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo as implicações da extração do DNA e como ele é transmitido de geração em geração. Eles farão conexões com suas próprias características físicas e biológicas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e resuma os principais pontos abordados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • Estimular o pensamento crítico e a curiosidade científica dos alunos.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na extração do DNA e na discussão em grupo.
  • Utilização correta dos materiais e procedimentos na extração do DNA.
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da extração do DNA e explicar como o processo será realizado.
  • Orientar os alunos na preparação dos materiais e na realização da extração do DNA.
  • Estimular a discussão em grupo e a utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma conclusão sobre a atividade e resumir os principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na extração do DNA e na discussão em grupo.
  • Utilizar corretamente os materiais e procedimentos na extração do DNA.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer conexões com suas próprias características físicas e biológicas.