Aula sobre Experimentando Reacoes Quimicas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as reações químicas e a proporção entre as massas dos reagentes e produtos envolvidos em uma transformação química. Eles serão desafiados a criar um diário de bordo em grupo, utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Intencionalidades Pedagógicas:

1\. Desenvolver a habilidade de comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

2\. Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.

3\. Desenvolver a habilidade de registro e organização de informações em um diário de bordo.


  1. Etapa 1 - Problematização

    O professor irá apresentar um problema para a turma: "Como é possível calcular a proporção entre as massas dos reagentes e produtos envolvidos em uma transformação química?" ou pode relembrar a lei de Lavoisier, que diz respeito à fluidez da matéria e apresentar reações aos alunos para que eles identifiquem se elas estão corretas baseado em haver ou não matéria perdida. Podem ser reações que chamem atenção dos alunos, algo forense tipo luminol. Os alunos deverão registrar a pergunta em seus diários de bordo.

  2. Etapa 2 - Exemplos Práticos

    Apresente alguns exemplos práticos de reações químicas para ilustrar a proporção entre as massas dos reagentes e produtos envolvidos em uma transformação química.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos deverão discutir em grupo possíveis alternativas para responder à pergunta do problema. Forneça alguns exemplos e orientações para ajudá-los nessa etapa.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deverá apresentar sua solução para a pergunta do problema. Oriente-os e ajude-os a corrigir possíveis erros ou equívocos.

  5. Etapa 5 - Experimentação

    Os alunos irão realizar uma experiência prática em grupo para verificar a proporção entre as massas dos reagentes e produtos envolvidos em uma transformação química. Importante escolher reações em que haja evidentemente mudança de estado da matéria, como queima de papel e material enferrujado, para que os estudantes entendam como a matéria flui. Oriente e ajude os alunos a analisar os resultados obtidos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os resultados obtidos na experiência prática e como eles se relacionam com a proporção entre as massas dos reagentes e produtos envolvidos em uma transformação química.

  7. Etapa 7 - Diário de Bordo

    Os alunos deverão registrar em seus diários de bordo as etapas da aula, suas respostas para a pergunta do problema, as alternativas geradas, a solução encontrada, exemplos práticos e os resultados da experimentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de registro e organização de informações em um diário de bordo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa em grupo.
  • Resolução correta da pergunta do problema.
  • Registro completo e organizado das etapas da aula no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar a pergunta do problema e orientar os alunos na geração de alternativas e soluções.
  • Fornecer exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Orientar os alunos na realização da experimentação e na análise dos resultados obtidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente e colaborar com o grupo na resolução da pergunta do problema.
  • Registrar as etapas da aula de forma completa e organizada no diário de bordo.
  • Realizar a experimentação e analisar os resultados obtidos em grupo.