Aula sobre Experimentando Reacoes Quimicas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta aula, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental irão aprender sobre reações químicas e como comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos nessas transformações. As reações químicas estão presentes em nosso cotidiano, desde a respiração até a digestão dos alimentos. Além disso, elas também são responsáveis pela produção de medicamentos, alimentos industrializados, combustíveis, entre outros. Para tornar a aula mais envolvente, os alunos serão incentivados a trabalharem em grupo e a avaliarem uns aos outros, utilizando um template de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique sobre a importância das reações químicas em nosso cotidiano. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão uma breve explicação sobre a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre uma reação química específica e anotar as informações em um papel ou em um documento compartilhado. Circulepela sala para auxiliar os alunos na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. O professor irá fornecer um modelo para os alunos se basearem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar sua reação química para a turma e utilizará o template de avaliação por pares para avaliar os outros grupos. Auxilie na mediação das avaliações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e sobre as reações químicas apresentadas. Auxilie na mediação da discussão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula e reforce a importância da aplicação dos conhecimentos adquiridos em nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Auxiliar na pesquisa dos alunos
  • Mediar as avaliações e a discussão em grupo

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre uma reação química específica
  • Criar um template de avaliação por pares
  • Apresentar sua reação química e avaliar os outros grupos
  • Discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e sobre as reações químicas apresentadas.