Aula sobre Experimentando Reacoes Quimicas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental irão aprender sobre reações químicas. As reações químicas são transformações que ocorrem na matéria, resultando em novas substâncias. Essas transformações acontecem em diversos processos cotidianos, como na produção de alimentos, na queima de combustíveis e na digestão. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente a aula e explique o objetivo da atividade. Os alunos irão criar o template de registro de aprendizagem com a ajuda do professor.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente uma breve introdução sobre reações químicas, explicando o que são e como ocorrem. Em seguida, irá apresentar exemplos práticos, como a queima de uma vela e a produção de gás carbônico por meio de bicarbonato de sódio e vinagre.

  3. Etapa 3 - Experimentação

    Os alunos irão realizar uma experiência em grupo, em que irão misturar bicarbonato de sódio e vinagre em um recipiente. Eles deverão observar e registrar as mudanças que ocorrem na mistura, identificando os reagentes e produtos envolvidos na reação.

  4. Etapa 4 - Análise dos resultados

    Oriente os alunos a analisar os resultados da experiência, comparando as quantidades de reagentes e produtos envolvidos na reação. Os alunos deverão estabelecer a proporção entre as massas dos reagentes e produtos.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos irão registrar suas conclusões no template de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas sobre a experiência e a teoria.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos irão socializar suas conclusões com a turma, por meio de apresentações em grupo. Medie a discussão, esclarecendo dúvidas e incentivando o debate.

  7. Etapa 7 - Check-in

    Os alunos irão revisar seus registros de aprendizagem e realizar o Check-in, avaliando o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas.
  • Estimular a curiosidade e a investigação científica.
  • Promover a colaboração e a socialização do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Participação ativa na experimentação e na discussão em grupo.
  • Capacidade de registrar e analisar os resultados da experiência.

Ações do professor

  • Orientar a criação do template de registro de aprendizagem.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a curiosidade e a investigação científica.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Realizar a experimentação em grupo.
  • Socializar as conclusões com a turma.