Aula sobre Experimentando Reacoes Quimicas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta aula, os alunos irão explorar o tema "Experimentando - reações químicas" por meio da metodologia ativa Estudo de Caso. Eles irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado ao tema, levantar dados por meio de entrevistas e pesquisas, analisar o contexto, comparar dados e propor soluções. Para apoiar o estudo de caso, os alunos irão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade. Essa atividade irá desenvolver a habilidade dos alunos em comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. O tema de reações químicas pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na cozinha, na produção de medicamentos, na fabricação de produtos de limpeza, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "Experimentando - reações químicas" e apresente exemplos práticos de reações químicas que ocorrem no cotidiano dos alunos, como a reação entre bicarbonato de sódio e vinagre. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pelo tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos irão se reunir em grupos de 4 a 5 pessoas e escolher um tema relacionado a reações químicas para trabalhar durante o estudo de caso. Oriente os grupos e forneça sugestões de temas.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos irão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Oriente os grupos e forneça sugestões de problemas.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas em livros e internet e outras fontes de informação para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os grupos e fornecer sugestões de fontes de informação .

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar os dados coletados e identificar o que causa o problema identificado, se é possível evitar e como. Oriente os grupos e forneça sugestões de análise.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e identificar semelhanças e diferenças. Oriente os grupos e forneça sugestões de comparação.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos irão propor soluções para o problema identificado e definir o que podem fazer para contribuir com a disseminação da informação. Oriente os grupos e forneça sugestões de soluções.

  8. Etapa 8 - Criação de infográficos

    Os grupos irão criar infográficos que apresentem as 8 lacunas do estudo de caso preenchidas. Oriente os grupos e forneça um template de infográfico para ser preenchido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
  • Estimular a pesquisa e análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade de propor soluções criativas para problemas identificados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas do estudo de caso.
  • Qualidade dos dados coletados e análise realizada pelos grupos.
  • Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
  • Coerência e viabilidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

Ações do professor

  • Orientar os grupos durante todas as etapas do estudo de caso.
  • Fornecer sugestões de temas, problemas, fontes de informação, análises e soluções.
  • Fornecer um template de infográfico para ser preenchido pelos grupos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todas as etapas do estudo de caso.
  • Avaliar os infográficos produzidos pelos grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na identificação de um problema relacionado a reações químicas.
  • Coletar dados por meio de entrevistas e pesquisas.
  • Analisar os dados coletados e identificar o que causa o problema, se é possível evitar e como.
  • Comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.
  • Propor soluções criativas para o problema identificado e criar infográficos que apresentem as 8 lacunas do estudo de caso preenchidas.