Aula sobre Experimentando Reacoes Quimicas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, contextualize o assunto abordando a importância das reações químicas no nosso dia a dia, como por exemplo, na digestão dos alimentos, na respiração e na queima de combustíveis. Além disso, pode apresentar alguns exemplos práticos de reações químicas, como a mistura de bicarbonato de sódio com vinagre, que produz gás carbônico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve apresentar o tema da aula e explicar o objetivo da atividade. Em seguida, deve dividir a turma em grupos de quatro alunos e explicar o funcionamento da rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Observação de Reações Químicas

    Nesta estação, os alunos devem observar algumas reações químicas simples, como a mistura de água sanitária com água oxigenada, e registrar suas observações no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Quantificação de Massas

    Nesta estação, os alunos devem pesar diferentes reagentes e produtos envolvidos em reações químicas e registrar suas observações no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Preparação de Soluções (20 min)

    Nesta estação, os alunos devem preparar soluções de diferentes concentrações e registrar suas observações no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Estação 4: Análise de Dados

    Nesta estação, os alunos devem comparar os dados registrados nas estações anteriores e estabelecer a proporção entre as massas dos reagentes e produtos envolvidos nas reações químicas.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Os grupos devem se reunir para discutir as observações e conclusões obtidas nas estações. Oriente-os na discussão e estimule a troca de ideias entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre a atividade retomando os objetivos da aula e as principais observações da dinâmica 3Qs pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
  • Estimular a observação e registro de dados em experimentos químicos.
  • Promover a troca de ideias e a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações e na discussão em grupo.
  • Observação e registro adequados dos dados.
  • Capacidade de estabelecer a proporção entre as massas dos reagentes e produtos envolvidos nas reações químicas.

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar os alunos nas estações.
  • Estimular a troca de ideias e a discussão em grupo.
  • Fazer um fechamento da atividade, retomando os objetivos da aula e as principais conclusões obtidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações e da discussão em grupo.
  • Observar e registrar adequadamente os dados.
  • Comparar as massas dos reagentes e produtos envolvidos nas reações químicas.