Experimentando: transformação física ou química?

Vamos praticar? Nesta aula de Ciências vamos realizar dois experimentos que serão úteis para entender as diferenças entre transformações físicas e químicas. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😀


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais palavras completam corretamente os espaços da frase abaixo?

    "Quando você coloca um comprimido efervescente dentro de um copo com água, acontece um tipo de transformação _____. A produção de _____ dentro do copo é uma evidência desse tipo de transformação".

    A) física; gás.

    B) física; luz.

    C) química; gás.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    Nesta aula, vamos aprender sobre transformações físicas e químicas, identificando evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Esse tema é muito importante para entendermos como as substâncias se comportam e como ocorrem as reações químicas. Essa aula será trabalhada com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, vamos usar exemplos práticos e didáticos para que todos possam compreender o assunto.

    Exemplos práticos: mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, combustão de uma vela, enferrujamento de um objeto de ferro, entre outros.

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  4. 4. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A transformação física ou química é um tema importante para os estudantes do 6º ano, pois permite que eles compreendam melhor as mudanças que ocorrem em diferentes materiais. Por exemplo, quando misturamos ingredientes para fazer um bolo, estamos realizando uma transformação química. Já quando derretemos gelo para obter água, estamos realizando uma transformação física. Nesta aula, os estudantes irão identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá estimular a participação dos estudantes na discussão do tema.
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  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, vamos explorar as diferenças entre transformações físicas e químicas. Vamos descobrir que nem toda mudança que ocorre na matéria é igual. Por exemplo, quando misturamos ingredientes para fazer um bolo, há uma transformação química que ocorre, pois a mistura de ingredientes é transformada em um novo produto, o bolo. Já a água que evapora da panela é uma transformação física, pois a água continua sendo água, apenas mudou de estado. Essas diferenças são importantes para entendermos como a matéria se comporta e como podemos aplicá-la em nosso cotidiano. Nesta aula, vamos usar a metodologia Sala de Aula Invertida para desenvolver um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.
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  6. 6. Cultura Maker:

    A transformação física ou química é um tema muito importante na disciplina de Ciências, pois nos ajuda a entender como a matéria se transforma em nosso dia a dia. Por exemplo, quando fazemos um bolo, misturamos ingredientes que, após serem aquecidos no forno, se transformam em um bolo. Nessa aula, vamos aprender a identificar quando uma transformação é física ou química e como podemos aplicar esse conhecimento em nosso cotidiano. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos criarão um diário de bordo para registrar suas descobertas.
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  7. 7. Design Sprint:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre transformações físicas e químicas. Serão apresentados exemplos de como essas transformações podem ser encontradas no cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo ou a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. O objetivo é que os alunos identifiquem evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  8. 8. Rotação por estações:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre transformações físicas e químicas, e como identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão três estações com atividades relacionadas ao tema.

    Um exemplo prático de transformação química é a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, que produz gás carbônico e água. Outro exemplo é a mistura de ingredientes para fazer um bolo, que sofrem transformações químicas durante o processo de cozimento. Essas transformações químicas podem ser encontradas em diversas situações do cotidiano dos estudantes, e é importante que eles saibam identificá-las.

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