Aula sobre Experimentando Transformacao Fisica Ou Quimica
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, vamos aprender sobre transformações físicas e químicas, identificando evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Esse tema é muito importante para entendermos como as substâncias se comportam e como ocorrem as reações químicas. Essa aula será trabalhada com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, vamos usar exemplos práticos e didáticos para que todos possam compreender o assunto.
Exemplos práticos: mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, combustão de uma vela, enferrujamento de um objeto de ferro, entre outros.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e sua importância, explicando a diferença entre transformação física e química e como identificar evidências de transformações químicas. Em seguida, proponha uma discussão em grupo para que os alunos possam expressar suas ideias e dúvidas sobre o assunto.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos serão divididos em duplas e receberão uma folha de papel sulfite grande para criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala, auxiliando os alunos na elaboração do mapa.Etapa 3 - Socialização dos mapas
Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Medie adiscussão, fazendo perguntas para os alunos e incentivando a participação de todos.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos e didáticos sobre transformações químicas, como mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, combustão de uma vela, enferrujamento de um objeto de ferro, entre outros. Os alunos poderão fazer anotações em seus mapas conceituais.Etapa 5 - Elaboração de hipóteses
Os alunos serão desafiados a elaborar hipóteses sobre transformações químicas em diferentes situações do cotidiano. Proponha situações e os alunos deverão elaborar hipóteses e justificá-las.Etapa 6 - Verificação das hipóteses
Proponha experimentos para verificar as hipóteses elaboradas pelos alunos. Os experimentos serão simples e poderão ser realizados com materiais disponíveis na sala de aula. Os alunos poderão fazer anotações em seus mapas conceituais.Etapa 7 - Sistematização do conhecimento
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula, incentivando os alunos a fazerem conexões entre as ideias apresentadas. Os alunos poderão fazer anotações finais em seus mapas conceituais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas;
- Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos;
- Incentivar a colaboração entre os alunos;
- Propiciar a construção do conhecimento a partir de exemplos práticos e didáticos;
- Desenvolver a capacidade de elaboração de hipóteses e verificação experimental.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na elaboração do mapa conceitual;
- Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual;
- Elaboração de hipóteses e justificativas consistentes;
- Realização dos experimentos propostos;
- Sistematização do conhecimento em seus mapas conceituais.
Ações do professor
- Apresentar o tema e sua importância;
- Mediar a discussão em grupo;
- Auxiliar os alunos na elaboração do mapa conceitual;
- Propor exemplos práticos e didáticos;
- Propor situações para elaboração de hipóteses e verificação experimental.
Ações do aluno
- Participar ativamente da elaboração do mapa conceitual;
- Apresentar o mapa conceitual para a turma;
- Elaborar hipóteses e justificativas consistentes;
- Realizar os experimentos propostos;
- Sistematizar o conhecimento em seus mapas conceituais.