Aula sobre Experimentando Transformacao Fisica Ou Quimica
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A transformação física ou química é um tema muito importante na disciplina de Ciências, pois nos ajuda a entender como a matéria se transforma em nosso dia a dia. Por exemplo, quando fazemos um bolo, misturamos ingredientes que, após serem aquecidos no forno, se transformam em um bolo. Nessa aula, vamos aprender a identificar quando uma transformação é física ou química e como podemos aplicar esse conhecimento em nosso cotidiano. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos criarão um diário de bordo para registrar suas descobertas.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a aula perguntando aos alunos como eles acham que os materiais se transformam. Em seguida, o professor explicará o conceito de transformação física e química e dará exemplos práticos como a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Os alunos serão estimulados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 pessoas. Cada grupo receberá um kit com materiais para realizar experimentos.Etapa 3 - Experimentos
Os grupos realizarão experimentos para observar transformações físicas e químicas. Cada grupo escolherá um experimento, que deverá ser registrado no diário de bordo. Dê suporte aos alunos durante a realização dos experimentos.Etapa 4 - Registro no diário de bordo
Cada grupo registrará suas observações no diário de bordo, usando os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresentará seus resultados para a turma, explicando qual foi o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 6 - Discussão
Conduza uma discussão em sala de aula, fazendo perguntas sobre os experimentos realizados e ajudando os alunos a entenderem as diferenças entre transformações físicas e químicas.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e incentivará os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar transformações químicas e físicas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de comunicação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade do registro no diário de bordo.
- Qualidade da apresentação dos resultados.
- Compreensão dos conceitos de transformação física e química.
- Habilidade de trabalhar em grupo e de comunicação oral.
Ações do professor
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
- Dar suporte aos alunos durante a realização dos experimentos.
- Conduzir uma discussão em sala de aula para ajudar os alunos a entender os conceitos abordados na aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
- Incentivar os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Registrar as observações no diário de bordo.
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
- Refletir sobre os conceitos abordados na aula e continuar explorando o tema em casa.