Aula sobre Experimentando Transformacao Fisica Ou Quimica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre transformações físicas e químicas. Serão apresentados exemplos de como essas transformações podem ser encontradas no cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo ou a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. O objetivo é que os alunos identifiquem evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da aula e explique a diferença entre transformações físicas e químicas. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo ou a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Os alunos poderão fazer perguntas para tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, colocando as principais informações que entenderam sobre transformações físicas e químicas. O mapa mental pode ser feito individualmente ou em grupo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um exemplo prático de transformação física ou química para trabalhar em grupo. Cada grupo deverá escolher um exemplo diferente.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão criar um experimento para demonstrar a transformação física ou química escolhida. Forneça os materiais necessários para a realização dos experimentos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus experimentos para a turma e explicar como a transformação física ou química aconteceu. Os outros alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados.
  • Estimular o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos na criação de experimentos.
  • Utilizar a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver habilidades de organização e planejamento dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das transformações físicas e químicas apresentadas.
  • Criatividade e originalidade na criação dos experimentos.
  • Organização e planejamento na utilização da metodologia Design Sprint.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Fornecer os materiais necessários para a realização dos experimentos.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as etapas do Design Sprint.

Ações do aluno

  • Identificar as transformações físicas e químicas apresentadas.
  • Criar um mapa mental sobre o tema.
  • Escolher um exemplo prático de transformação física ou química para trabalhar em grupo.
  • Criar um experimento para demonstrar a transformação física ou química escolhida.
  • Apresentar o experimento para a turma e explicar como a transformação física ou química aconteceu.