Aula sobre Experimentando Transformacao Fisica Ou Quimica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A transformação física ou química é um tema importante para os estudantes do 6º ano, pois permite que eles compreendam melhor as mudanças que ocorrem em diferentes materiais. Por exemplo, quando misturamos ingredientes para fazer um bolo, estamos realizando uma transformação química. Já quando derretemos gelo para obter água, estamos realizando uma transformação física. Nesta aula, os estudantes irão identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá estimular a participação dos estudantes na discussão do tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão da turma em grupos

    Apresente o tema da aula e explique a diferença entre transformação física e química. Em seguida, os estudantes serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo sobre o tema

    Cada grupo terá que discutir o tema e criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Debate crítico em grupo

    Cada grupo terá que apresentar seu template de avaliação e debater com os demais grupos. O objetivo é que os estudantes argumentem e exponham suas opiniões sobre o tema, levando em conta os critérios estabelecidos.

  4. Etapa 4 - Experiências práticas

    Apresente algumas experiências práticas para os estudantes, como misturar bicarbonato de sódio e vinagre para produzir gás carbônico. Os estudantes deverão observar as mudanças que ocorrem e identificar se houve transformação física ou química.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo sobre as experiências

    Os grupos deverão discutir sobre as experiências práticas realizadas e identificar se houve transformação física ou química.

  6. Etapa 6 - Sistematização do conhecimento

    Faça uma síntese das discussões e experiências práticas realizadas, reforçando os conceitos aprendidos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os estudantes deverão avaliar a aula utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na Etapa 2.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados.
  • Estimular a participação ativa dos estudantes na discussão do tema por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Fomentar a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão do tema.
  • Identificação correta de transformações físicas e químicas.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.
  • Cooperação e trabalho em equipe.
  • Participação nas experiências práticas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a diferença entre transformação física e química.
  • Estimular a participação ativa dos estudantes na discussão do tema por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os estudantes na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Apresentar experiências práticas para os estudantes.
  • Fazer uma síntese das discussões e experiências práticas realizadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão do tema.
  • Criar o template de avaliação por rúbrica.
  • Realizar as experiências práticas propostas.
  • Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais.
  • Cooperar e trabalhar em equipe.