Aula sobre Experimentando Transformacao Fisica Ou Quimica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Um exemplo prático de transformação química é a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, que produz gás carbônico e água. Outro exemplo é a mistura de ingredientes para fazer um bolo, que sofrem transformações químicas durante o processo de cozimento. Essas transformações químicas podem ser encontradas em diversas situações do cotidiano dos estudantes, e é importante que eles saibam identificá-las.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a diferença entre transformações físicas e químicas. Em seguida, irá apresentar a metodologia Rotação por estações e explicar como funcionará a atividade.Exemplo: O derretimento do gelo é um fenômeno físico, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água. A queima da madeira é um fenômeno químico, que ocorre por meio de uma reação de combustão enquanto a madeira (combustível) inflama.
Etapa 2 - Estação 1
Os alunos do grupo 1 irão para a estação 1, onde irão realizar uma atividade prática de mistura de materiais e observar se houve transformação física ou química. Forneça diferentes materiais para que os alunos possam testar, como água, óleo, açúcar, sal, vinagre, bicarbonato de sódio, entre outros.Etapa 3 - Estação 2
Os alunos do grupo 2 irão para a estação 2, onde irão assistir a um vídeo explicativo sobre transformações químicas e responder a um questionário sobre o conteúdo apresentado. Disponibilize o vídeo previamente para que os alunos possam assisti-lo em casa ou em outra ocasião.Etapa 4 - Estação 3
Os alunos do grupo 3 irão para a estação 3, onde irão ler um texto sobre transformações químicas e responder a um questionário sobre o conteúdo apresentado. Forneça o texto previamente para que os alunos possam lê-lo em casa ou em outra ocasião.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar o que aprenderam. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos. Também irá avaliar a participação dos alunos e responder a eventuais dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais.
- Estimular a participação dos alunos em atividades práticas e de pesquisa.
- Promover o trabalho em grupo e a discussão de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Identificação correta das transformações físicas e químicas.
- Compreensão dos conceitos abordados.
- Trabalho em grupo e colaboração entre os alunos.
- Resolução correta do questionário sobre o vídeo e o texto.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Rotação por estações.
- Orientar as atividades em cada estação.
- Estimular a participação dos alunos e esclarecer dúvidas.
- Avaliar a participação dos alunos e fornecer feedback.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar corretamente as transformações físicas e químicas.
- Compreender os conceitos abordados.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Responder corretamente ao questionário sobre o vídeo e o texto.