Aula sobre Experimentando Transformacao Fisica Ou Quimica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre transformações físicas e químicas, e como identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão três estações com atividades relacionadas ao tema.

Um exemplo prático de transformação química é a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, que produz gás carbônico e água. Outro exemplo é a mistura de ingredientes para fazer um bolo, que sofrem transformações químicas durante o processo de cozimento. Essas transformações químicas podem ser encontradas em diversas situações do cotidiano dos estudantes, e é importante que eles saibam identificá-las.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a diferença entre transformações físicas e químicas. Em seguida, irá apresentar a metodologia Rotação por estações e explicar como funcionará a atividade.

    Exemplo: O derretimento do gelo é um fenômeno físico, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água. A queima da madeira é um fenômeno químico, que ocorre por meio de uma reação de combustão enquanto a madeira (combustível) inflama.


  2. Etapa 2 - Estação 1

    Os alunos do grupo 1 irão para a estação 1, onde irão realizar uma atividade prática de mistura de materiais e observar se houve transformação física ou química. Forneça diferentes materiais para que os alunos possam testar, como água, óleo, açúcar, sal, vinagre, bicarbonato de sódio, entre outros.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Os alunos do grupo 2 irão para a estação 2, onde irão assistir a um vídeo explicativo sobre transformações químicas e responder a um questionário sobre o conteúdo apresentado. Disponibilize o vídeo previamente para que os alunos possam assisti-lo em casa ou em outra ocasião.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Os alunos do grupo 3 irão para a estação 3, onde irão ler um texto sobre transformações químicas e responder a um questionário sobre o conteúdo apresentado. Forneça o texto previamente para que os alunos possam lê-lo em casa ou em outra ocasião.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar o que aprenderam. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos. Também irá avaliar a participação dos alunos e responder a eventuais dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais.
  • Estimular a participação dos alunos em atividades práticas e de pesquisa.
  • Promover o trabalho em grupo e a discussão de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Identificação correta das transformações físicas e químicas.
  • Compreensão dos conceitos abordados.
  • Trabalho em grupo e colaboração entre os alunos.
  • Resolução correta do questionário sobre o vídeo e o texto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Orientar as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação dos alunos e esclarecer dúvidas.
  • Avaliar a participação dos alunos e fornecer feedback.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente as transformações físicas e químicas.
  • Compreender os conceitos abordados.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Responder corretamente ao questionário sobre o vídeo e o texto.