Aula sobre Experimentando Transformacao Fisica Ou Quimica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos explorar as diferenças entre transformações físicas e químicas. Vamos descobrir que nem toda mudança que ocorre na matéria é igual. Por exemplo, quando misturamos ingredientes para fazer um bolo, há uma transformação química que ocorre, pois a mistura de ingredientes é transformada em um novo produto, o bolo. Já a água que evapora da panela é uma transformação física, pois a água continua sendo água, apenas mudou de estado. Essas diferenças são importantes para entendermos como a matéria se comporta e como podemos aplicá-la em nosso cotidiano. Nesta aula, vamos usar a metodologia Sala de Aula Invertida para desenvolver um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Antes da aula, disponibilize aos alunos um vídeo sobre transformações físicas e químicas. O vídeo deve ser curto e explicativo, com cerca de 5 minutos. Oriente os alunos a assistirem ao vídeo em casa e a anotarem as principais ideias apresentadas.

  2. Etapa 2 - Ideias centrais

    Na aula, apresente as ideias centrais sobre transformações físicas e químicas. Explique que as transformações químicas alteram a composição química da matéria, enquanto as transformações físicas alteram apenas sua aparência ou estado físico. Incentive os alunos a compartilharem suas anotações do vídeo e discutirem as ideias apresentadas.

  3. Etapa 3 - Sub-ideias

    Em seguida, divida a turma em grupos e orienta cada grupo a criarem uma sub-ideia sobre transformações físicas e químicas. Os alunos devem pesquisar e discutir ideias em seus grupos e apresentar uma sub-ideia para a turma.

  4. Etapa 4 - Mapa conceitual

    Agora, os alunos devem criar um mapa conceitual com as ideias centrais e sub-ideias apresentadas. Cada grupo deve criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos a usarem cores e símbolos para tornar o mapa mais visual e fácil de entender.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de transformações físicas e químicas que possam ser encontrados no cotidiano dos alunos. Use exemplos como mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, queima de papel, entre outros.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Por fim, os alunos devem discutir em grupo o mapa conceitual e exemplos práticos apresentados. Incentive os alunos a discutirem as diferenças entre transformações físicas e químicas e como elas podem ser aplicadas em suas vidas diárias.

  7. Etapa 7 - Pós-aula

    Oriente os alunos a revisarem o mapa conceitual e anotar as principais ideias apresentadas. Os alunos também devem responder a uma questão sobre a diferença entre transformações físicas e químicas e como elas podem ser aplicadas em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados.
  • Promover a aprendizagem colaborativa e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar e visualizar as ideias apresentadas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Compreensão dos alunos sobre as diferenças entre transformações físicas e químicas.

Ações do professor

  • Disponibilizar um vídeo sobre transformações físicas e químicas antes da aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos de transformações físicas e químicas.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre transformações físicas e químicas antes da aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.