Aula sobre Explorar Ambientes Virtuais De Informacao E Socializacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula explicando aos alunos sobre a importância de saber como analisar a qualidade e a validade das informações veiculadas na internet, já que muitas vezes é difícil saber o que é verdade e o que é falso.

  1. Etapa 1 - Divisão da Turma em Grupos

    Divida a turma em grupos de quatro alunos.

  2. Etapa 2 - Definição dos critérios de avaliação

    Explique que a atividade tem o objetivo de criar um modelo de avaliação por pares, no qual um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo deve definir os critérios de avaliação que serão utilizados para avaliar os outros grupos.

  3. Etapa 3 - Criar o template de Avaliação por Pares

    Os grupos vão criar o seu modelo de avaliação por pares, incluindo os critérios definidos anteriormente.

  4. Etapa 4 - Apresentação do Modelo

    Na sequência, eles devem apresentar o seu modelo de avaliação para a turma.

  5. Etapa 5 - Avaliação dos Grupos

    Cada grupo deve avaliar os outros utilizando o modelo criado.

  6. Etapa 6 - Discussão dos Resultados

    Após todos os grupos terem sido avaliados, faça uma discussão sobre os resultados obtidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância de saber analisar a qualidade e a validade das informações veiculadas na internet, e que esta habilidade pode ser desenvolvida a partir de atividades como a realizada durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de navegação na internet;
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de informações encontradas na internet;
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar as regras da atividade e criar grupos;
  • Disponibilizar papel, canetas e cartolinas para os alunos trabalharem;
  • Monitorar a atividade para garantir que ela está seguindo as regras e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o modelo de avaliação;
  • Pensar em critérios para avaliar outros grupos;
  • Apresentar o modelo para a turma;
  • Avaliar outros grupos usando o modelo criado.