Aula sobre Explorar Ambientes Virtuais De Informacao E Socializacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, os alunos vão explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas. Essa habilidade é fundamental nos dias atuais, já que a internet é uma fonte inesgotável de informações que podem ser verdadeiras ou não, e é importante saber diferenciá-las.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Apresente o conceito de mapa de empatia e mostre exemplos para a turma. Em seguida, os alunos vão fazer um mapa de empatia sobre um colega de classe, preenchendo os campos propostos: “O que ele pensa e sente?”, “O que ele faz?”, “Como ele se expressa?”, “Dores” e “Ganhos”.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e seleção de informações

    Entregue uma lista de sites e redes sociais para os alunos. Eles devem escolher uma dessas plataformas e pesquisar informações sobre algum tema de seu interesse.

  3. Etapa 3 - Análise das informações

    Os alunos vão analisar as informações encontradas na internet e verificar a qualidade e a validade delas. Eles devem identificar quais informações são verdadeiras e quais são falsas, e justificar suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Criação de um post

    Os alunos devem criar um post na plataforma escolhida, utilizando as informações que encontraram na internet. O objetivo é avaliar se eles conseguiram aplicar a análise de qualidade e validade das informações encontradas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos posts

    Os alunos vão apresentar seus posts para a turma, explicando como realizaram a análise das informações e justificando as escolhas feitas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Em grupo, os alunos vão discutir sobre as informações encontradas, debatendo sobre a qualidade e a validade delas. O professor poderá orientar a discussão, fazendo perguntas e instigando os alunos a pensarem criticamente.

  7. Etapa 7 - Feedback e avaliação

    Avalie os trabalhos dos alunos, dando feedbacks individuais e coletivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica das informações encontradas na internet.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de um post para uma plataforma digital.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a discussão coletiva sobre o tema proposto.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Capacidade de análise e validação das informações.
  • Criatividade na criação do post.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de mapa de empatia e dar exemplos para a turma.
  • Orientar o trabalho dos alunos na pesquisa, análise e validação das informações encontradas.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo e instigar a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em uma plataforma digital escolhida pelo professor.
  • Analisar e validar as informações encontradas na internet.
  • Criar um post na plataforma escolhida.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema proposto.