Aula sobre Explorar Ambientes Virtuais De Informacao E Socializacao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A tecnologia e a internet fazem parte do nosso dia a dia, e é importante que saibamos utilizá-las de maneira consciente e crítica. Durante a atividade, os alunos vão explorar ambientes virtuais de informação e socialização, e aprender a analisar a qualidade e a validade das informações encontradas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve introdução sobre o tema e apresenta alguns exemplos práticos, como:

    \- Quais são os sites mais confiáveis para buscar informações sobre um assunto específico?

    \- Como identificar notícias falsas nas redes sociais?

    \- Como utilizar as redes sociais de maneira segura e responsável?

    Os alunos devem fazer uma roda de conversa para compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.


  2. Etapa 2 - Definição dos subtópicos a serem explorados

    Em conjunto com os alunos, defina os subtópicos que serão abordados na aula.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de registro de aprendizagem

    Distribua folhas de papel e oriente os alunos a criarem um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out para cada subtópico. O modelo deve ser organizado de forma clara e objetiva, para os alunos poderem registrar suas aprendizagens ao longo da aula.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo sobre os subtópicos definidos

    Organize a turma em grupos e distribua recursos, como livros e revistas, para os alunos poderem pesquisar sobre os subtópicos definidos. É importante que os alunos orientem suas pesquisas para encontrar informações confiáveis e relevantes.

  5. Etapa 5 - Elaboração do Check-in e Check-out

    Os alunos utilizam o modelo de registro de aprendizagem para elaborar os campos de Check-in e Check-out para cada subtópico. O Check-in deve conter as informações que os alunos já sabem sobre o assunto, enquanto o Check-out deve conter as novas aprendizagens adquiridas ao longo da aula.

  6. Etapa 6 - Socialização das aprendizagens em grupo

    Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, utilizando o modelo de registro de aprendizagem. O professor estimula a discussão e a análise crítica das informações apresentadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Avaliação da aprendizagem

    Os alunos utilizam o Check-out do modelo de registro de aprendizagem para avaliar suas aprendizagens ao longo da aula. Você vai utilizar critérios previamente definidos para avaliar a participação dos alunos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão e avaliação da própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e elaboração do modelo de registro de aprendizagem.
  • Envolvimento na socialização das aprendizagens em grupo.
  • Utilização crítica e consciente das informações pesquisadas e apresentadas.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa e a elaboração do modelo de registro de aprendizagem.
  • Estimular a discussão e a análise crítica das informações apresentadas pelos grupos.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Utilizar recursos para pesquisar sobre os subtópicos definidos.
  • Elaborar o modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
  • Apresentar suas descobertas para a turma e participar da discussão e análise crítica das informações apresentadas.