Aula sobre Expressionismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha no início do século XX. Os artistas expressionistas buscavam expressar suas emoções e sentimentos através de suas obras, utilizando cores vibrantes e formas distorcidas. Nesta aula, os alunos irão explorar o Expressionismo por meio da criação de um diário de bordo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do Expressionismo, explicando sua origem, características e principais artistas. Para isso, utilize imagens impressas ou desenhos feitos à mão.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um problema relacionado ao Expressionismo para ser resolvido em seu diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para resolver o problema escolhido. Para isso, poderão utilizar desenhos, colagens ou outras formas de expressão artística.

  4. Etapa 4 - Escolha da solução

    Cada grupo irá escolher a melhor alternativa para resolver o problema. Para isso, deverão discutir e avaliar as alternativas geradas.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar seu diário de bordo, contendo os campos de _Problema, Geração de Alternativas_ e _Solução_. Para isso, poderão utilizar papel, lápis de cor e outros materiais analógicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Para isso, deverão explicar o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Ao final da apresentação dos diários de bordo, conduza uma discussão com a turma sobre o Expressionismo e as soluções apresentadas pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão.
  • Capacidade de identificar as características do Expressionismo em obras de arte.
  • Capacidade de avaliar as soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Explicar a dinâmica da atividade.
  • Orientar os grupos na utilização de técnicas de expressão artística.
  • Estimular os grupos na avaliação das alternativas geradas.
  • Observar os grupos na apresentação do diário de bordo.
  • Incentivar a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um problema relacionado ao Expressionismo.
  • Gerar alternativas criativas e relevantes para o problema.
  • Utilizar técnicas de expressão artística para apresentar as alternativas.
  • Participar ativamente da discussão.
  • Fazer anotações sobre as características do Expressionismo.