Aula sobre Expressionismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha no início do século XX. Os artistas expressionistas buscavam expressar emoções e sentimentos através de suas obras, utilizando cores vibrantes e formas distorcidas. Nesta aula, os alunos irão explorar as características do Expressionismo e criar suas próprias obras utilizando recursos analógicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o movimento artístico do Expressionismo, mostrando exemplos de obras de artistas como Edvard Munch e Wassily Kandinsky. Estimule os alunos a observar as características das obras e a identificar as emoções que elas transmitem.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça que discutirão sobre as características do Expressionismo. Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota em uma escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Criação das obras

    Peça que os alunos criem suas próprias obras utilizando recursos analógicos, como papel, lápis de cor e tinta guache. Eles deverão se inspirar nas características do Expressionismo e nas emoções que desejam expressar.

  4. Etapa 4 - Apresentação das obras

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma, explicando as emoções que desejavam expressar e as técnicas utilizadas na criação.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Os alunos irão avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa 2.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Os alunos irão discutir sobre as avaliações recebidas e sobre o processo de criação das obras.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão final sobre a aula, destacando as habilidades desenvolvidas pelos alunos e a importância da expressão artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação e análise crítica de obras de arte.
  • Incentivar a capacidade de avaliação crítica.
  • Estimular a expressão de emoções e sentimentos através da arte.
  • Destacar as habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de observação e análise crítica das obras apresentadas;
  • Habilidade de expressar emoções e sentimentos através da arte;
  • Compreensão da importância da expressão artística.

Ações do professor

  • Apresentar o movimento artístico do Expressionismo e mostrar exemplos de obras de artistas expressionistas.
  • Estimular a observação e a análise crítica das obras.
  • Orientar na criação do template de avaliação por pares.
  • Auxiliar na utilização dos recursos analógicos.
  • Destacar as habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar e defender os argumentos do grupo.
  • Destacar as habilidades desenvolvidas.
  • Compreender a importância da expressão artística.