Aula sobre Expressionismo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha no início do século XX e se espalhou por toda a Europa. Os artistas expressionistas buscavam expressar emoções e sentimentos intensos em suas obras, utilizando cores vibrantes e formas distorcidas. Nesta aula, vamos explorar o Expressionismo e suas características.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Apresente algumas obras de arte expressionista e peça que os alunos observem e descrevam o que veem nas obras. Em seguida, pergunte aos alunos o que eles sentem ao observar as obras.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos façam uma pesquisa sobre o Expressionismo, buscando informações sobre o movimento artístico, seus principais artistas e obras.

  3. Etapa 3 - Template dos 3 Qs

    Peça que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom, Que pena, Que tal_, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Criação

    Peça que os alunos criem uma obra de arte expressionista, utilizando cores vibrantes e formas distorcidas para expressar emoções e sentimentos intensos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas obras de arte expressionista para a turma, explicando as emoções e sentimentos que tentaram expressar em suas obras.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Peça que os alunos avaliação a obra de seus colegas com o template de Dinâmica dos 3 Qs, incentivando uma discussão em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do Expressionismo na história da arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação e análise de obras de arte.
  • Desenvolver a habilidade de expressar emoções e sentimentos através da arte.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
  • Desenvolver o conhecimento sobre a importância do Expressionismo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula.
  • Capacidade de reconhecer a importância do Expressionismo.
  • Capacidade de observação e análise das obras.
  • Capacidade de expressar emoções e sentimentos através da arte.

Ações do professor

  • Apresentar as obras de arte expressionista.
  • Explicar o que é um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar a criação da obra de arte expressionista.
  • Estimular a expressão de emoções e sentimentos através da arte.
  • Incentivar a observação e análise das obras.

Ações do aluno

  • Observar e descrever as obras de arte.
  • Expressar emoções e sentimentos ao observar as obras.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade.
  • Participar ativamente da aula.