Aula sobre Expressionismo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Expressionismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX, na Alemanha, e se espalhou pela Europa. Ele se caracteriza pela expressão de emoções intensas e subjetivas, com cores fortes e traços distorcidos. Na pintura, os artistas expressionistas buscavam retratar a realidade de uma forma mais subjetiva, mostrando a visão pessoal do artista sobre o mundo. Nesta aula, vamos explorar as principais características do Expressionismo e como elas foram aplicadas em diferentes formas de arte.

  1. Etapa 1 - Empatia

    Apresente o conceito de mapa de empatia e explique como ele pode ser utilizado para entender melhor as emoções e pensamentos de outras pessoas. Divida a turma em grupos com a finalidade de criarem um mapa de empatia para um artista expressionista de sua escolha, respondendo às seguintes perguntas: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Definição

    Cada grupo apresenta o mapa de empatia criado e discute as principais características do artista expressionista escolhido. Apresente os principais conceitos e características do Expressionismo, como cores fortes, traços distorcidos, emoções intensas e subjetivas.

  3. Etapa 3 - Ideação

    Peça que os grupos escolham uma forma de arte para aplicar as características do Expressionismo, como pintura, desenho, escultura, poesia ou música. Cada grupo cria um esboço ou rascunho da obra de arte que irá produzir.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos começam a produzir suas obras de arte, utilizando materiais analógicos como lápis, papel, tinta, argila ou instrumentos musicais. Oriente e auxilie os alunos na produção de suas obras, incentivando a experimentação e a criatividade.

  5. Etapa 5 - Teste

    Cada grupo deve apresentar sua obra de arte e explicar como as características do Expressionismo foram aplicadas. Os alunos discutem em grupo as diferentes formas de arte apresentadas e como elas se relacionam com o movimento Expressionista.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Incentive os alunos a exporem suas obras de arte em um espaço da escola, como uma galeria de arte ou uma sala de exposições. Incentive os alunos a compartilhar suas obras com a comunidade escolar e a refletir sobre o processo de criação.

  7. Etapa 7 - Aprendizado

    Os alunos devem avaliar o processo de criação e produção de suas obras de arte, discutindo o que aprenderam sobre o Expressionismo e como isso pode ser aplicado em outras formas de arte. Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos abaixo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes em práticas de composição/criação, reconhecendo características de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na produção de obras de arte.
  • Promover a reflexão sobre o movimento Expressionista e sua influência nas diferentes formas de arte.

Critérios de avaliação

  • Aplicação das características do Expressionismo na obra de arte produzida.
  • Criatividade e originalidade na produção da obra de arte.
  • Participação e colaboração dos alunos durante o processo de criação e produção.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de mapa de empatia e orientar os alunos na sua criação.
  • Orientar e auxiliar os alunos na produção de suas obras de arte.
  • Estimular a reflexão e a discussão sobre o movimento Expressionista e sua influência nas diferentes formas de arte.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia.
  • Produzir uma obra de arte que aplique as características do Expressionismo.
  • Participar ativamente do processo de criação e produção da obra de arte.