Aula sobre Expressionismo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha no início do século XX. Caracterizado pela expressão de emoções intensas e subjetivas, o Expressionismo influenciou diversas áreas da arte, como a pintura, a literatura e o cinema. Nesta aula, os alunos irão explorar o Expressionismo na pintura.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como será a atividade de gamificação. Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e cada grupo receberá um kit com materiais para criar um jogo de tabuleiro sobre o Expressionismo.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre o Expressionismo na pintura e selecionar os principais artistas e obras do movimento. Disponibilize livros, revistas e outros materiais impressos para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Criação do jogo
Com base nas informações pesquisadas, cada grupo deverá criar um jogo de tabuleiro com dado, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos. O jogo deverá ter perguntas sobre o Expressionismo na pintura como: "Qual o principal objetivo do Expressionismo na pintura?", "Quais as principais características das obras expressionistas?", "Cite três artistas expressionistas e suas obras mais famosas".Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo deverá testar o jogo criado pelos outros grupos e avaliar a jogabilidade, a clareza das regras e a qualidade das perguntas.Etapa 5 - Correção das perguntas
Avalie as perguntas criadas pelos grupos e dê feedbacks sobre a qualidade das perguntas e respostas.Etapa 6 - Jogo final
Cada grupo deverá jogar o jogo criado por eles mesmos e pelos outros grupos. O objetivo é chegar ao final do tabuleiro respondendo corretamente às perguntas e cumprindo as ações.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos serão avaliados conforme os critérios estabelecidos. A avaliação será realizada de forma individual e em grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Qualidade das perguntas e respostas.
- Clareza das regras do jogo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar as regras da gamificação.
- Disponibilizar materiais para pesquisa.
- Corrigir as perguntas criadas pelos grupos e dar feedbacks.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Expressionismo na pintura.
- Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações.
- Testar o jogo criado pelos outros grupos e avaliar a jogabilidade.