Aula sobre Expressionismo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha no início do século XX. Caracterizado pela expressão de emoções intensas e subjetivas, o Expressionismo influenciou diversas áreas da arte, como a pintura, a literatura e o cinema. Nesta aula, os alunos irão explorar o Expressionismo na pintura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como será a atividade de gamificação. Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e cada grupo receberá um kit com materiais para criar um jogo de tabuleiro sobre o Expressionismo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o Expressionismo na pintura e selecionar os principais artistas e obras do movimento. Disponibilize livros, revistas e outros materiais impressos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Com base nas informações pesquisadas, cada grupo deverá criar um jogo de tabuleiro com dado, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos. O jogo deverá ter perguntas sobre o Expressionismo na pintura como: "Qual o principal objetivo do Expressionismo na pintura?", "Quais as principais características das obras expressionistas?", "Cite três artistas expressionistas e suas obras mais famosas".

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo deverá testar o jogo criado pelos outros grupos e avaliar a jogabilidade, a clareza das regras e a qualidade das perguntas.

  5. Etapa 5 - Correção das perguntas

    Avalie as perguntas criadas pelos grupos e dê feedbacks sobre a qualidade das perguntas e respostas.

  6. Etapa 6 - Jogo final

    Cada grupo deverá jogar o jogo criado por eles mesmos e pelos outros grupos. O objetivo é chegar ao final do tabuleiro respondendo corretamente às perguntas e cumprindo as ações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados conforme os critérios estabelecidos. A avaliação será realizada de forma individual e em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade das perguntas e respostas.
  • Clareza das regras do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar as regras da gamificação.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Corrigir as perguntas criadas pelos grupos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Expressionismo na pintura.
  • Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações.
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos e avaliar a jogabilidade.