Aula sobre Expressoes Algebricas Fatoracao
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A fatoração é uma técnica muito importante na Matemática por permitir simplificar expressões algébricas e resolver equações polinomiais. Nesta aula, os estudantes terão a oportunidade de aprender a fatorar expressões algébricas utilizando os produtos notáveis e a aplicar essa técnica na resolução de problemas. A aula visa mostrar os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
Etapa 1 - Problematização
Apresente um problema que envolva a fatoração de expressões algébricas, como, por exemplo: "Um fazendeiro precisa cercar um terreno retangular de 120 metros de perímetro. Qual é a maior área que ele pode cercar com 120 metros de cerca?".Os alunos devem registrar o problema em seus diários de bordo.
Etapa 2 - Geração de Alternativas
Os alunos, em grupos, devem discutir e propor alternativas para resolver o problema apresentado. Oriente e estimule a participação de todos.Etapa 3 - Solução
Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema e discutir as diferentes abordagens utilizadas. Oriente a discussão, destacando os pontos positivos e negativos de cada solução.Etapa 4 - Teoria
Apresente a teoria da fatoração de expressões algébricas, utilizando exemplos práticos e ilustrações. Os alunos devem registrar as informações em seus diários de bordo.Etapa 5 - Prática
Os alunos, em grupos, devem resolver exercícios de fatoração de expressões algébricas, utilizando os produtos notáveis. Oriente a atividade, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos nos critérios de avaliação. Os alunos devem registrar a avaliação em seus diários de bordo.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e registrar suas conclusões em seus diários de bordo. Estimule a reflexão crítica e a identificação de pontos que precisam ser aprofundados.
Intencionalidades pedagógicas
- Despertar o interesse dos alunos pelo assunto;
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo;
- Estimular a inovação e a investigação;
- Desenvolver a capacidade de propor soluções para problemas;
- Estimular a reflexão crítica sobre as soluções apresentadas;
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos teóricos;
- Habilidade na resolução de exercícios;
- Participação nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o problema inicial;
- Orientar e mediar as atividades em grupo;
- Apresentar a teoria e esclarecer dúvidas;
- Avaliar o desempenho dos alunos;
- Estimular a reflexão crítica.
Ações do aluno
- Registrar o problema inicial em seus diários de bordo;
- Discutir e propor alternativas em grupo;
- Apresentar soluções para o problema;
- Registrar a teoria e as informações relevantes em seus diários de bordo;
- Resolver exercícios em grupo, registrar a avaliação e a reflexão final em seus diários de bordo.