Aula sobre Expressoes Algebricas Fatoracao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A fatoração é uma técnica muito importante na Matemática por permitir simplificar expressões algébricas e resolver equações polinomiais. Nesta aula, os estudantes terão a oportunidade de aprender a fatorar expressões algébricas utilizando os produtos notáveis e a aplicar essa técnica na resolução de problemas. A aula visa mostrar os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente um problema que envolva a fatoração de expressões algébricas, como, por exemplo: "Um fazendeiro precisa cercar um terreno retangular de 120 metros de perímetro. Qual é a maior área que ele pode cercar com 120 metros de cerca?".

    Os alunos devem registrar o problema em seus diários de bordo.


  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos, em grupos, devem discutir e propor alternativas para resolver o problema apresentado. Oriente e estimule a participação de todos.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema e discutir as diferentes abordagens utilizadas. Oriente a discussão, destacando os pontos positivos e negativos de cada solução.

  4. Etapa 4 - Teoria

    Apresente a teoria da fatoração de expressões algébricas, utilizando exemplos práticos e ilustrações. Os alunos devem registrar as informações em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Prática

    Os alunos, em grupos, devem resolver exercícios de fatoração de expressões algébricas, utilizando os produtos notáveis. Oriente a atividade, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos nos critérios de avaliação. Os alunos devem registrar a avaliação em seus diários de bordo.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e registrar suas conclusões em seus diários de bordo. Estimule a reflexão crítica e a identificação de pontos que precisam ser aprofundados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos pelo assunto;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Estimular a inovação e a investigação;
  • Desenvolver a capacidade de propor soluções para problemas;
  • Estimular a reflexão crítica sobre as soluções apresentadas;

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos teóricos;
  • Habilidade na resolução de exercícios;
  • Participação nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o problema inicial;
  • Orientar e mediar as atividades em grupo;
  • Apresentar a teoria e esclarecer dúvidas;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Estimular a reflexão crítica.

Ações do aluno

  • Registrar o problema inicial em seus diários de bordo;
  • Discutir e propor alternativas em grupo;
  • Apresentar soluções para o problema;
  • Registrar a teoria e as informações relevantes em seus diários de bordo;
  • Resolver exercícios em grupo, registrar a avaliação e a reflexão final em seus diários de bordo.