Aula sobre Expressoes Algebricas Fatoracao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a fatoração é uma técnica utilizada para simplificar expressões algébricas, facilitando a resolução de equações polinomiais. Mostre exemplos práticos de como a fatoração pode ser aplicada em situações cotidianas, como na resolução de problemas de matemática financeira ou na simplificação de fórmulas em física.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da fatoração para a resolução de equações polinomiais. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Criação do Template de Avaliação

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Estudo do Conteúdo

    Cada grupo deve estudar o conteúdo sobre fatoração de expressões algébricas, utilizando livros didáticos, cadernos de exercícios e outros materiais analógicos disponíveis.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Cada grupo deve discutir o conteúdo estudado e elaborar um resumo sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Resumos

    Cada grupo deve apresentar o resumo elaborado para os demais grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação por Pares

    Cada grupo deve avaliar a apresentação dos resumos dos demais grupos, utilizando o template de avaliação criado na Etapa 2.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da fatoração para a resolução de equações polinomiais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Compreender a importância da fatoração para a resolução de equações polinomiais;
  • Desenvolver a habilidade de criar critérios de avaliação;
  • Desenvolver a habilidade de avaliar o trabalho dos colegas;
  • Reforçar a importância da fatoração para a resolução de equações polinomiais.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na busca de materiais analógicos;
  • Tirar dúvidas sobre o conteúdo;
  • Orientar os alunos na discussão do conteúdo;
  • Tirar dúvidas sobre o conteúdo;
  • Avaliar a apresentação dos resumos e fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Estudar o conteúdo sobre fatoração de expressões algébricas.
  • Discutir o conteúdo estudado;
  • Elaborar um resumo sobre o tema;
  • Apresentar o resumo elaborado;
  • Avaliar o trabalho dos colegas.