Aula sobre Expressoes Algebricas Fatoracao
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A fatoração de expressões algébricas é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de equações polinomiais do 2º grau, além de ser útil em diversas áreas do conhecimento, como na Física e na Engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender a compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e seus objetivos, explicando a importância da fatoração de expressões algébricas. Em seguida, os alunos devem fazer uma pesquisa em grupos sobre os produtos notáveis e como eles se relacionam com a fatoração.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos, ainda em grupos, devem criar um esboço do template de Design Sprint, com as 5 etapas que serão utilizadas para desenvolver o tema.Etapa 3 - Decidir
Em sala de aula, cada grupo deve apresentar seu esboço e a turma deve decidir em conjunto quais serão as 5 etapas do template.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos deve desenvolver cada uma das etapas do template, com atividades práticas que envolvam a fatoração de expressões algébricas, como a resolução de equações polinomiais do 2º grau e a elaboração de problemas que possam ser representados por essas equações.Etapa 5 - Testar
Os alunos devem testar o template desenvolvido, aplicando-o em situações reais e resolvendo problemas que envolvam a fatoração de expressões algébricas. Avalie conforme os critérios de avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do template de Design Sprint.
- Proporcionar aos alunos atividades práticas que envolvam a fatoração de expressões algébricas e a resolução de equações polinomiais do 2º grau.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do template de Design Sprint.
- Habilidade dos alunos em compreender os processos de fatoração de expressões algébricas.
- Capacidade dos alunos em aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas práticos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus objetivos.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre os produtos notáveis.
- Auxiliar os alunos na construção do template de Design Sprint.
- Propor atividades práticas que envolvam a fatoração de expressões algébricas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na construção do template de Design Sprint.
- Realizar a pesquisa sobre os produtos notáveis.
- Desenvolver atividades práticas que envolvam a fatoração de expressões algébricas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas práticos.