Aula sobre Expressoes Algebricas Fatoracao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A fatoração é uma técnica muito importante na Matemática por permitir simplificar expressões algébricas e resolver equações polinomiais. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre fatoração de expressões algébricas e como ela se relaciona com os produtos notáveis.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ajudar a entender as necessidades e desejos dos outros. Peça para cada grupo criar um mapa de empatia para um estudante com dificuldades em Matemática. Os campos do mapa de empatia são: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Apresentação dos Mapas de Empatia

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa de empatia para a turma. Faça perguntas para ajudar a turma a entender as necessidades e desejos do estudante.

  3. Etapa 3 - Discussão sobre Fatoração

    Explique o que é fatoração de expressões algébricas e como ela se relaciona com os produtos notáveis. Apresente exemplos práticos de fatoração.

  4. Etapa 4 - Exercícios em Grupo

    Cada grupo deve receber uma lista de exercícios de fatoração. Os alunos devem trabalhar em grupo para resolver os exercícios.

  5. Etapa 5 - Correção dos Exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma. Os alunos podem tirar dúvidas e fazer perguntas sobre os exercícios.

  6. Etapa 6 - Elaboração de Problemas

    Cada grupo deve criar um problema que possa ser resolvido por fatoração de expressões algébricas. Os problemas devem ser compartilhados com a turma.

  7. Etapa 7 - Resolução de Problemas

    Cada grupo deve resolver o problema criado por outro grupo. Os problemas devem ser discutidos em conjunto com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de fatoração de expressões algébricas;
  • Compreender a relação entre fatoração e produtos notáveis;
  • Desenvolver a habilidade de elaborar e resolver problemas que envolvam fatoração;
  • Trabalhar em grupo para resolver problemas;
  • Desenvolver a empatia e compreensão das necessidades e desejos dos outros.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de fatorar expressões algébricas;
  • Compreensão da relação entre fatoração e produtos notáveis;
  • Capacidade de elaborar e resolver problemas que envolvam fatoração;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Capacidade de entender as necessidades e desejos dos outros.

Ações do professor

  • Explicar o que é fatoração de expressões algébricas e como ela se relaciona com os produtos notáveis;
  • Apresentar exemplos práticos de fatoração;
  • Corrigir os exercícios em conjunto com a turma;
  • Estimular a participação e colaboração em grupo;
  • Fazer perguntas para ajudar a turma a entender as necessidades e desejos dos outros.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos dos outros;
  • Trabalhar em grupo para resolver exercícios e criar problemas;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Fazer perguntas para tirar dúvidas e entender melhor o assunto;
  • Resolver problemas criados por outros grupos.