Aula sobre Expressoes Algebricas Fatoracao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As expressões algébricas são uma parte importante da Matemática e são utilizadas em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Economia. A fatoração é uma técnica utilizada para simplificar as expressões algébricas e torná-las mais fáceis de serem trabalhadas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a fatoração de expressões algébricas e como ela está relacionada aos produtos notáveis. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de trabalhar com diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância na Matemática. Faça uma breve revisão sobre produtos notáveis e como eles estão relacionados à fatoração. Em seguida, divida a turma em três grupos e apresente as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Jogos

    Nessa estação, os alunos devem jogar um jogo de fatoração em grupo. O jogo consiste em um conjunto de cartas com expressões algébricas que precisam ser fatoradas. Cada grupo deve ter um conjunto de cartas e deverá fatorar as expressões o mais rápido possível. O grupo que fatorar todas as cartas primeiro vence.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Exercícios

    Nessa estação, os alunos devem trabalhar individualmente em exercícios de fatoração. Forneça uma lista de exercícios que os alunos deverão resolver. Os exercícios devem ser de dificuldades variadas e os alunos podem escolher qual nível de dificuldade desejam trabalhar.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicações

    Nessa estação, os alunos devem trabalhar em grupos para resolver problemas que envolvem fatoração. Forneça uma lista de problemas que envolvem situações cotidianas e os alunos devem identificar as expressões algébricas e fatorá-las para resolver os problemas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos devem se reunir em grupo para discutir as atividades realizadas e compartilhar suas soluções. Guie a discussão, reforçando os conceitos apresentados e esclarecendo possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve revisão sobre o tema e a metodologia utilizada. Incentive os alunos a continuarem praticando a fatoração e a aplicá-la em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os processos de fatoração de expressões algébricas.
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Promover a aplicação dos conceitos aprendidos em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de fatorar expressões algébricas.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.
  • Habilidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e apresentar as estações.
  • Fornecer os materiais necessários para as atividades.
  • Guiar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Resolver os exercícios e problemas propostos.
  • Compartilhar suas soluções e colaborar com os colegas.