Aula sobre Expressoes Algebricas Fatoracao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A fatoração de expressões algébricas é um tema importante na Matemática, pois permite simplificar expressões, resolver equações polinomiais e trabalhar com produtos notáveis. Além disso, a fatoração é uma ferramenta útil em diversas áreas, como na física, engenharia e economia. A aula abordará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e seus objetivos, destacando a importância da fatoração e como ela pode ser aplicada em situações cotidianas.

  2. Etapa 2 - Disponibilização do material de apoio

    Disponibilize aos alunos um material de apoio, como videoaulas ou textos, para que eles estudem em casa. Na aula seguinte, os alunos devem apresentar um resumo do que aprenderam e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de fatoração, como a fatoração de um trinômio do segundo grau. Os alunos devem resolver os exemplos em grupos e apresentar suas soluções.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Proponha problemas que envolvam fatoração, como a resolução de equações polinomiais do segundo grau. Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver os problemas e apresentar suas soluções.

  5. Etapa 5 - Template de dinâmica dos 3 Qs

    Proponha uma atividade em que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Os alunos devem utilizar o template para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Síntese da aula

    Faça uma síntese da aula, destacando os principais pontos abordados e a importância da fatoração. Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os processos de fatoração de expressões algébricas;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de fatoração de expressões algébricas;
  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Colaboração e trabalho em grupo;
  • Habilidade em resolver problemas que envolvam fatoração;
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos de forma clara e objetiva;
  • Disponibilizar materiais de apoio para os alunos estudarem em casa;
  • Propor exemplos práticos e problemas que envolvam fatoração;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades;
  • Fazer uma síntese da aula e destacar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio disponibilizado pelo professor;
  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Resolver problemas que envolvam fatoração;
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.