Aula sobre Expressoes Algebricas Produtos Notaveis

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Inicie a aula citando que o tema "Expressões algébricas: produtos notáveis" é muito importante para a Matemática, pois é uma das bases para o estudo de expressões algébricas e produtos notáveis. Além disso, é um assunto que pode ser aplicado em diversas áreas da vida, como em cálculos de áreas e volumes de figuras geométricas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos um problema que envolva expressões algébricas e produtos notáveis. Exemplo.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Agora, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Apresente algum problema sobre o tema e encoraje os alunos a discutir sobre a situação apresentada, levantando hipóteses e possíveis soluções. Eles podem discutir diferentes estratégias, como a utilização de produtos notáveis, fatoração, entre outras.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Oriente os grupos a criarem um diário de bordo com os campos: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Nesse momento, os estudantes devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado na etapa anterior, explicando o raciocínio utilizado, as estratégias adotadas e apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem resolver o problema em grupo, utilizando a metodologia ‘Aprendizagem Baseada em Problemas’. Assim, eles devem discutir entre si e chegar a uma solução. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes e, para ajudá-los nessa etapa, forneça aos alunos materiais disponíveis na escola como régua, compasso, papel e lápis, para que os alunos possam fazer cálculos e desenhos. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os grupos se reúnem para apresentar a conclusão das discussões realizadas e o quanto a pesquisa acrescentou para a compreensão do tema. Medie sempre que necessário as discussões realizadas pelos grupos, apontando possíveis erros e incentive a discussão entre os grupos, para poderem comparar as diferentes soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Apresentação do Diário de Bordo

    Cada grupo apresenta os registros no diário de bordo, explicando o raciocínio utilizado, as estratégias adotadas e finalizando com uma possível solução do problema identificado. O professor pode fazer perguntas para incentivar a reflexão, como, por exemplo: "Qual foi a solução mais eficiente? Por quê?".

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, do problema proposto e da correta explicação do problema para os alunos enquanto os alunos acompanham a explicação e realizar exercícios em seus cadernos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar conceitos matemáticos no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos produtos notáveis em expressões algébricas.
  • Correta fatoração de expressões algébricas utilizando os produtos notáveis.
  • Resolução correta de problemas que possam ser representados por expressões algébricas e produtos notáveis.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação dos alunos durante a aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula e a resolução dos problemas propostos.

Ações do aluno

  • Criar um Diário de bordo para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Identificar corretamente os produtos notáveis em expressões algébricas.
  • Fatorar corretamente expressões algébricas utilizando os produtos notáveis.