Aula sobre Expressoes Algebricas Produtos Notaveis

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as expressões algébricas são uma forma de representar operações matemáticas com letras e números. Os produtos notáveis são expressões algébricas que aparecem com frequência em equações polinomiais do 2º grau. Eles são importantes para a resolução de problemas e para a simplificação de expressões.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Mostre aos alunos um exemplo prático de como os produtos notáveis podem ser utilizados. Por exemplo, se a expressão algébrica é (x + 2)², pode ser simplificada para x² + 4x + 4. Isso pode servir para resolver problemas que envolvem áreas de quadrados ou retângulos.

    Instigue os alunos com perguntas: “Por onde devemos começar para resolver o problema?", “Mais alguém com alguma outra ideia ou solução?”. Em seguida, oriente os alunos a pensarem em como poderiam representar a situação matematicamente, por meio de expressões algébricas.


  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos para que juntos possam discutir e resolver o problema. Peça ao grupo que organizem, conforme o modelo, um diário de bordo para registrar o problema, as alternativas para solucioná-lo e a solução final escolhida.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Estimule o grupo a discutir sobre como resolver o problema a partir dos produtos notáveis percentuais que representem a situação-problema apresentada na última aula. Destaque a importância de registrar as ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Seleção de alternativas

    Após a etapa de geração de alternativas, o grupo precisa, em comum acordo, selecionar a alternativa que contenha o problema de expressão algébrica mais adequado para representar a situação-problema. Nesta etapa, os estudantes precisam registrar no diário de bordo os argumentos que ajudam a defender esta alternativa como a melhor solução para o problema apresentado.

  5. Etapa 5 - Solução

    Peça aos alunos para resolverem a situação-problema apresentada, utilizando o exercício de expressões algébricas: produtos notáveis selecionados na etapa anterior. Importante orientá-los a deixar estas resoluções registradas no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar para toda a turma os registros do diário de bordo e a solução escolhida para resolver o problema. A apresentação terá duração de 15 minutos, acrescidos de mais 5 minutos para perguntas e dúvidas. Todos os membros do grupo devem participar ativamente da apresentação.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Proponha uma avaliação em pares aos alunos, de maneira que eles possam avaliar o desempenho coletivo do grupo, considerando os seguintes itens: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. A avaliação deve considerar uma escala de 1 a 5, sendo 1 (muito baixo) e 5 (muito alto). Após isso, retome os principais pontos apresentados pelos grupos na resolução dos problemas e na avaliação em pares, fazendo uma reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem ao longo desta atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreender os processos de fatoração de expressões algébricas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do diário de bordo.
  • Qualidade da descrição do problema, das alternativas geradas e da solução escolhida.
  • Utilização correta de expressões algébricas e produtos notáveis.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e contextualizar o assunto.
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e na escolha do problema.
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para escolher um problema e gerar alternativas.
  • Utilizar expressões algébricas e produtos notáveis para resolver o problema.
  • Criar um diário de bordo e apresentá-lo para a turma.