Aula sobre Expressoes Algebricas Produtos Notaveis
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Inicie a aula citando que as expressões algébricas são utilizadas em diversas áreas da Matemática e das ciências em geral. Elas nos permitem representar problemas de forma mais simples e organizada, além de nos ajudar a encontrar soluções mais facilmente. Nesta aula, vamos trabalhar com produtos notáveis, que são expressões algébricas que aparecem com frequência em equações polinomiais do 2º grau.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize os alunos com exemplos práticos, como, por exemplo, o uso de produtos notáveis em cálculos de áreas de figuras geométricas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um problema relacionado ao tema.Etapa 2 - Problema
Os grupos irão se reunir para discutir e elaborar o problema criado. Auxilie-os na elaboração e na definição de um problema que possa ser representado por uma equação polinomial do 2º grau.Etapa 3 - Geração de alternativas
Os grupos irão trabalhar na geração de alternativas para solucionar o problema criado. Eles deverão utilizar os produtos notáveis para fatorar as expressões e encontrar as soluções.Etapa 4 - Solução
Os grupos irão apresentar as soluções encontradas e discutirão em conjunto qual a melhor alternativa para resolver o problema. Ajude-os na identificação dos erros e na correção das soluções.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Os grupos irão criar um diário de bordo contendo o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada. Eles deverão utilizar materiais diversos, como papel, lápis, canetas coloridas, entre outros, para criar um diário criativo e autônomo.Etapa 6 - Apresentação dos diários
Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma e discutirão em conjunto as soluções encontradas. Avalie a criatividade e a capacidade dos alunos em utilizar os produtos notáveis para resolver os problemas propostos.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos trabalhados e ressaltando a importância da utilização dos produtos notáveis para fatorar expressões algébricas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na resolução de problemas matemáticos.
- Fomentar a habilidade de trabalhar em grupo e de compartilhar ideias e soluções.
Critérios de avaliação
- Criatividade na elaboração do diário de bordo.
- Capacidade de utilizar os produtos notáveis para fatorar expressões algébricas.
- Habilidade em resolver problemas matemáticos.
- Participação e engajamento nas atividades em grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação das soluções encontradas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos para contextualizar o tema.
- Auxiliar os alunos na elaboração do problema.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na resolução dos problemas.
- Avaliar os diários de bordo e as soluções apresentadas pelos grupos.
- Reforçar os conceitos trabalhados ao final da aula.
Ações do aluno
- Elaborar um problema relacionado ao tema.
- Trabalhar em grupo na geração de alternativas e na solução do problema.
- Criar um diário de bordo criativo e autônomo.
- Apresentar as soluções encontradas para a turma.
- Participar ativamente das atividades em grupo.