Aula sobre Expressoes Algebricas Produtos Notaveis

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Inicie a aula citando que as expressões algébricas são utilizadas em diversas áreas da Matemática e das ciências em geral. Elas nos permitem representar problemas de forma mais simples e organizada, além de nos ajudar a encontrar soluções mais facilmente. Nesta aula, vamos trabalhar com produtos notáveis, que são expressões algébricas que aparecem com frequência em equações polinomiais do 2º grau.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize os alunos com exemplos práticos, como, por exemplo, o uso de produtos notáveis em cálculos de áreas de figuras geométricas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um problema relacionado ao tema.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os grupos irão se reunir para discutir e elaborar o problema criado. Auxilie-os na elaboração e na definição de um problema que possa ser representado por uma equação polinomial do 2º grau.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos irão trabalhar na geração de alternativas para solucionar o problema criado. Eles deverão utilizar os produtos notáveis para fatorar as expressões e encontrar as soluções.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão apresentar as soluções encontradas e discutirão em conjunto qual a melhor alternativa para resolver o problema. Ajude-os na identificação dos erros e na correção das soluções.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os grupos irão criar um diário de bordo contendo o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada. Eles deverão utilizar materiais diversos, como papel, lápis, canetas coloridas, entre outros, para criar um diário criativo e autônomo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma e discutirão em conjunto as soluções encontradas. Avalie a criatividade e a capacidade dos alunos em utilizar os produtos notáveis para resolver os problemas propostos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos trabalhados e ressaltando a importância da utilização dos produtos notáveis para fatorar expressões algébricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na resolução de problemas matemáticos.
  • Fomentar a habilidade de trabalhar em grupo e de compartilhar ideias e soluções.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do diário de bordo.
  • Capacidade de utilizar os produtos notáveis para fatorar expressões algébricas.
  • Habilidade em resolver problemas matemáticos.
  • Participação e engajamento nas atividades em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções encontradas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos para contextualizar o tema.
  • Auxiliar os alunos na elaboração do problema.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na resolução dos problemas.
  • Avaliar os diários de bordo e as soluções apresentadas pelos grupos.
  • Reforçar os conceitos trabalhados ao final da aula.

Ações do aluno

  • Elaborar um problema relacionado ao tema.
  • Trabalhar em grupo na geração de alternativas e na solução do problema.
  • Criar um diário de bordo criativo e autônomo.
  • Apresentar as soluções encontradas para a turma.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.