Aula sobre Expressoes Corporais Em Situacoes De Interacao Oral

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As expressões corporais são uma forma importante de comunicação não-verbal e podem ajudar a transmitir emoções e intenções. Por exemplo, ao conversar com alguém em Inglês, você pode usar gestos para enfatizar o que está dizendo ou para indicar que está confuso. Nesta atividade, vamos explorar como as expressões corporais podem ser utilizadas em situações de interação oral em Inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o tema da aula e contextualize a importância das expressões corporais em situações de interação oral em Inglês. Apresente também a metodologia ativa Cultura Maker e explique como o modelo de Dinâmica dos 3 Qs será utilizado.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Dê exemplos práticos de expressões corporais em situações de interação oral em Inglês. Encoraje os estudantes a fazer perguntas e a compartilhar suas experiências.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão começar a preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, individualmente.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos e feedback

    Os alunos vão apresentar seus modelos preenchidos e, em seguida, compartilhar suas impressões sobre a atividade. Professor, dê feedback e incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça uma breve revisão da aula e reforce a importância das expressões corporais em situações de interação oral em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral em Inglês.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar suas experiências e compartilhar suas impressões com a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade das expressões corporais utilizadas pelos alunos durante as apresentações.
  • Clareza e coesão do feedback dado pelos alunos em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de expressões corporais em situações de interação oral em inglês.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Dar feedback sobre as apresentações dos alunos e sobre o preenchimento dos modelos de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilizar expressões corporais de forma clara e efetiva durante as apresentações.
  • Avaliar suas experiências e compartilhar suas impressões em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.