Aula sobre Expressoes Corporais Em Situacoes De Interacao Oral
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As expressões corporais são uma forma importante de comunicação não-verbal e podem ajudar a transmitir emoções e intenções. Por exemplo, ao conversar com alguém em Inglês, você pode usar gestos para enfatizar o que está dizendo ou para indicar que está confuso. Nesta atividade, vamos explorar como as expressões corporais podem ser utilizadas em situações de interação oral em Inglês.
Etapa 1 - Introdução
Explique o tema da aula e contextualize a importância das expressões corporais em situações de interação oral em Inglês. Apresente também a metodologia ativa Cultura Maker e explique como o modelo de Dinâmica dos 3 Qs será utilizado.Etapa 2 - Exemplos práticos
Dê exemplos práticos de expressões corporais em situações de interação oral em Inglês. Encoraje os estudantes a fazer perguntas e a compartilhar suas experiências.Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão começar a preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, individualmente.Etapa 4 - Apresentação dos modelos e feedback
Os alunos vão apresentar seus modelos preenchidos e, em seguida, compartilhar suas impressões sobre a atividade. Professor, dê feedback e incentive a participação de todos.Etapa 5 - Encerramento
Faça uma breve revisão da aula e reforce a importância das expressões corporais em situações de interação oral em Inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral em Inglês.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar suas experiências e compartilhar suas impressões com a turma.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade das expressões corporais utilizadas pelos alunos durante as apresentações.
- Clareza e coesão do feedback dado pelos alunos em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de expressões corporais em situações de interação oral em inglês.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Dar feedback sobre as apresentações dos alunos e sobre o preenchimento dos modelos de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Utilizar expressões corporais de forma clara e efetiva durante as apresentações.
- Avaliar suas experiências e compartilhar suas impressões em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs.