Aula sobre Expressoes Corporais Em Situacoes De Interacao Oral

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Expressões corporais são essenciais para a comunicação em diversas situações sociais, o que não é diferente em uma conversa em Inglês.

Nesta atividade, vamos entender como frases incompletas, hesitações, gestos e expressões faciais podem contribuir para uma comunicação mais eficaz e como o conhecimento desses recursos pode melhorar o desempenho dos alunos em situações de interação oral em Inglês.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, contextualize o uso de recursos linguísticos (como frases incompletas, hesitações) e paralinguísticos (como gestos e expressões faciais) em situações de interação oral em Inglês.

  2. Etapa 2 - Design Sprint

    Em seguida, apresente a metodologia e os 5 passos da metodologia ativa Design Sprint, onde os alunos devem criar um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar situações de interação oral em inglês.

  3. Etapa 3 - Entender

    Providencie previamente materiais (como textos do livro didático, vídeos, áudios) com situações reais de interação oral em Inglês. Divida os estudantes em grupos e forneça um material a cada equipe, para identificarem quais recursos linguísticos e paralinguísticos foram empregados na situação analisada.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Agora, cada equipe deve criar um esboço de como melhorar o uso dos recursos linguísticos e paralinguísticos identificados na etapa anterior. Por exemplo: é possível incluir gestos, expressões corporais, ou mesmo expressões idiomáticas do Inglês para aprimorar a situação comunicativa?

  5. Etapa 5 - Decidir

    As equipes devem socializar com toda a turma as ideias que tiveram.

    Professor, ressalte que, embora cada grupo esteja com uma situação comunicativa diferente, os grupos devem prestar atenção e anotar em seu esboço as sugestões trazidas pelos colegas, pois elas geralmente são adaptáveis a outras situações.


  6. Etapa 6 - Prototipar

    As equipes devem colocar em prática o esboço para criar um protótipo de como a situação de comunicação oral em Inglês pode ser aprimorada.

  7. Etapa 7 - Testar

    As equipes devem apresentar suas propostas no formato de uma simulação de situação de interação oral em Inglês (como uma breve encenação teatral). Em seguida, receberão feedback dos colegas e do professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos para melhoria da comunicação oral em Inglês.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos na criação dos protótipos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de soluções para melhorar a comunicação oral em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do modelo de Design Sprint.
  • Identificação e análise correta de situações reais de interação oral em Inglês.
  • Criação de soluções criativas e eficazes para melhoria da comunicação oral em Inglês.
  • Apresentação clara e objetiva do protótipo criado.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia de Design Sprint de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na identificação e análise das situações de interação oral em Inglês.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de soluções para melhoria da comunicação oral em Inglês.
  • Avaliar e fornecer feedback aos alunos sobre o protótipo criado.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do modelo de Design Sprint.
  • Identificar e analisar situações reais de interação oral em Inglês.
  • Criar soluções criativas para melhoria da comunicação oral em Inglês.
  • Apresentar o protótipo criado de forma clara e objetiva.