Aula sobre Expressoes Corporais Em Situacoes De Interacao Oral
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Professor, dê exemplos de expressões corporais, como coçar a cabeça, balançar a perna ou cruzar os braços quando estamos nervosos, e reforce que essas ações podem passar uma mensagem para as pessoas que estão nos ouvindo. Por isso, é essencial que os alunos saibam identificar e explorar essas expressões corporais em situações de interação oral.
Nesta atividade, os alunos vão aprender a usar expressões corporais em suas apresentações, discursos e debates, além de construir um modelo de registro de suas aprendizagens.
Etapa 1 - Check-in
Professor, receba os alunos com uma palavra do dia, relacionada ao tema da aula. Por exemplo, “dor”,“tristeza” ou “alegria”.Em seguida, incentive uma reflexão individual sobre como eles usam expressões corporais em situações de interação oral quando se trata destes temas.
Cada aluno deve escrever um breve registro sobre o assunto e, em seguida, compartilhar com os colegas.
Etapa 2 - Introdução ao tema
Faça uma introdução sobre a importância das expressões corporais na comunicação e, se possível, apresente um vídeo com exemplos práticos de como as expressões corporais podem ser usadas em situações de interação oral.Etapa 3 - Exploração e prática
Os alunos devem trabalhar em grupos para criar uma apresentação utilizando expressões corporais. Cada grupo deve apresentar sua criação para a turma e receber feedback dos colegas. Professor, forneça orientações para melhorar a comunicação oral.Etapa 4 - Criação do modelo de registro de aprendizagem
Ainda em grupos, os alunos devem criar um modelo para registrar suas aprendizagens, com os campos para check-in e check-out.O check-in deve conter uma pergunta relacionada ao tema da aula e o check-out deve conter uma reflexão sobre a aprendizagem adquirida na aula.
Etapa 5 - Compartilhamento do modelo de registro de aprendizagem
Cada grupo apresenta seu modelo para a turma e recebe feedback sobre o que ficou bom e o que pode ser melhorado.Etapa 6 - Check-out
Os alunos fazem uma reflexão final sobre o que aprenderam na aula, refletindo sobre como as expressões corporais podem melhorar a comunicação oral.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos.
- Estimular a colaboração e trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de reflexão dos alunos sobre o uso das expressões corporais em situações de interação oral.
Critérios de avaliação
- Apresentação – clareza, concisão e adequação ao tema;
- Feedback – habilidade de dar e receber feedback construtivo;
- Utilização do modelo de registro de aprendizagem – demonstração de reflexão sobre o uso das expressões corporais em situações de interação oral.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Fornecer feedback constante aos alunos;
- Estimular a colaboração e a participação de todos os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula;
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
- Refletir sobre o uso das expressões corporais em situações de interação oral.