Aula sobre Expressoes Corporais Em Situacoes De Interacao Oral

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Em diversas situações de comunicação, nossos corpos também falam, transmitindo ideias, emoções e sentimentos. Vamos aprender a reconhecer e aplicar essas expressões, tornando nossas interações mais ricas e efetivas também quando nos comunicamos em Inglês. Nessa atividade, iremos trabalhar a habilidade de expressões corporais em situações de interação oral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, introduza o tema e explique a importância das expressões corporais em situações de interação oral. Os estudantes podem compartilhar suas experiências e opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Definindo as regras do jogo

    Para tornar a aula mais divertida e envolvente, explique que será adotada a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos devem criar um jogo com diversos desafios relacionados ao tema.

    Professor, explicar as regras para os alunos criarem o jogo de tabuleiro com perguntas e desafios relacionados ao tema.


  3. Etapa 3 - Pesquisa e elaboração do jogo

    Divida os estudantes em grupos. Cada grupo deve pesquisar e criar perguntas e desafios relacionados ao tema, criando um jogo de tabuleiro completo com 51 casas, dado, pinos, cartas de perguntas e ações.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as perguntas e desafios e como o jogo foi desenvolvido.

  5. Etapa 5 - Hora de jogar

    Ao final das apresentações, cada grupo pode jogar o jogo apresentado.

  6. Etapa 6 - Discussão e encerramento

    Após os grupos terem jogado, conduza uma discussão sobre as expressões corporais e sua importância nas interações orais, incentivando os estudantes a usar o que aprenderam em situações de comunicação do cotidiano. Reforce as ideias principais da aula e a importância de continuar desenvolvendo a habilidade de expressões corporais em situações de interação oral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Utilizar uma metodologia ativa para envolver os estudantes de forma lúdica e prática;
  • Desenvolver a habilidade de usar expressões corporais em situações de interação oral;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Aplicar o aprendizado de forma prática e contextualizada;
  • Desenvolver a capacidade de elaboração de um projeto em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajamento na elaboração do jogo;
  • Qualidade das perguntas e desafios elaborados;
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo;
  • Aplicação efetiva das expressões corporais em situações de interação oral durante o jogo;
  • Participação ativa na discussão final sobre o tema.

Ações do professor

  • Explicar as regras e orientar os estudantes na metodologia de gamificação;
  • Estimular a participação ativa e o trabalho em equipe;
  • Conduzir a discussão final e reforçar a importância do tema;
  • Avaliar e dar feedback sobre os projetos elaborados;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para os estudantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e elaboração de um projeto em grupo;
  • Apresentar e explicar o jogo elaborado para os demais grupos;
  • Desenvolver a habilidade de expressões corporais em situações de interação oral durante o jogo;
  • Participar ativamente da discussão final e aplicar o aprendizado em situações do cotidiano.