Aula sobre Expressoes Corporais Em Situacoes De Interacao Oral
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A metodologia que vamos utilizar é a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a atividade a ser desenvolvida.Etapa 2 - Rotação pelas estações
Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas e cada grupo será designado para a estação correspondente.\- Estação 1 - Dramatização
Nesta estação, os alunos vão ler um texto curto que contenha diálogos, para praticar a expressão corporal e paralinguística, criando pequenas cenas e dramatizando suas falas. Professor, providencie com antecedência um roteiro com diálogos curtos e simples para os alunos trabalharem a expressão corporal e paralinguística.
\- Estação 2 - Socializando
Nesta estação, os alunos serão orientados a improvisar situações de interação oral em que um dos alunos tenta convencer o outro de algo. Para isso, preparar previamente situações divertidas que necessitem de persuasão. Os alunos deverão usar expressões corporais e paralinguísticas para convencer seus colegas.
\- Estação 3 - Observação
Nesta estação, os alunos deverão assistir a um vídeo curto de uma situação de interação oral, para observar as expressões corporais e paralinguísticas usadas pelos personagens.
Em seguida, devem responder algumas perguntas sobre o vídeo, identificando as expressões corporais e paralinguísticas usadas.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma novamente para uma discussão geral sobre as atividades realizadas em cada estação, retomando exemplos práticos de como as expressões corporais e paralinguísticas podem ser úteis em situações de interação oral.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade dos alunos em compreender e usar expressões corporais e paralinguísticas para melhorar a comunicação e a compreensão em situações de interação oral.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos para desenvolver habilidades de dramatização e improvisação.
Critérios de avaliação
- Observação das expressões corporais e paralinguísticas utilizadas pelos alunos em cada atividade.
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão do conteúdo abordado por meio das respostas e discussões em grupo.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para a rotação por estações.
- Acompanhar e orientar os alunos em cada estação.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
- Fazer intervenções para promover a reflexão e o aperfeiçoamento das habilidades trabalhadas.
- Fazer a avaliação das atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as atividades propostas.
- Colaborar com os colegas do grupo para a realização das atividades.
- Demonstrar criatividade e imaginação nas atividades de dramatização e improvisação.
- Identificar e usar corretamente as expressões corporais e paralinguísticas nas atividades realizadas.
- Refletir sobre as atividades realizadas e se autoavaliar para aprimorar suas habilidades.