Aula sobre Expressoes Corporais Em Situacoes De Interacao Oral

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral, ou seja, como as expressões corporais, gestos, expressões faciais e outros recursos podem ajudar na comunicação e na compreensão em diferentes contextos.

A metodologia que vamos utilizar é a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a atividade a ser desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Rotação pelas estações

    Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas e cada grupo será designado para a estação correspondente.

    \- Estação 1 - Dramatização

    Nesta estação, os alunos vão ler um texto curto que contenha diálogos, para praticar a expressão corporal e paralinguística, criando pequenas cenas e dramatizando suas falas. Professor, providencie com antecedência um roteiro com diálogos curtos e simples para os alunos trabalharem a expressão corporal e paralinguística.

    \- Estação 2 - Socializando

    Nesta estação, os alunos serão orientados a improvisar situações de interação oral em que um dos alunos tenta convencer o outro de algo. Para isso, preparar previamente situações divertidas que necessitem de persuasão. Os alunos deverão usar expressões corporais e paralinguísticas para convencer seus colegas.

    \- Estação 3 - Observação

    Nesta estação, os alunos deverão assistir a um vídeo curto de uma situação de interação oral, para observar as expressões corporais e paralinguísticas usadas pelos personagens.

    Em seguida, devem responder algumas perguntas sobre o vídeo, identificando as expressões corporais e paralinguísticas usadas.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma novamente para uma discussão geral sobre as atividades realizadas em cada estação, retomando exemplos práticos de como as expressões corporais e paralinguísticas podem ser úteis em situações de interação oral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos em compreender e usar expressões corporais e paralinguísticas para melhorar a comunicação e a compreensão em situações de interação oral.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos para desenvolver habilidades de dramatização e improvisação.

Critérios de avaliação

  • Observação das expressões corporais e paralinguísticas utilizadas pelos alunos em cada atividade.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do conteúdo abordado por meio das respostas e discussões em grupo.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para a rotação por estações.
  • Acompanhar e orientar os alunos em cada estação.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Fazer intervenções para promover a reflexão e o aperfeiçoamento das habilidades trabalhadas.
  • Fazer a avaliação das atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas do grupo para a realização das atividades.
  • Demonstrar criatividade e imaginação nas atividades de dramatização e improvisação.
  • Identificar e usar corretamente as expressões corporais e paralinguísticas nas atividades realizadas.
  • Refletir sobre as atividades realizadas e se autoavaliar para aprimorar suas habilidades.