Aula sobre Expressoes Corporais Em Situacoes De Interacao Oral
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos (tais como frases incompletas, hesitações) e paralinguísticos (tais como gestos, expressões faciais) em situações de interação oral.
Etapa 1 -
Professor, dê uma introdução sobre expressões corporais e sua importância na comunicação. Crie exemplos de situações em que expressões corporais influenciaram a comunicação e responda a possíveis dúvidas dos alunos.Etapa 2 -
Disponibilize, com antecedência, materiais como vídeos e artigos sobre o tema, para os alunos assistirem e/ou lerem em casa. Garanta que o material inclua exemplos práticos de como as expressões corporais podem influenciar uma situação de comunicação e peça que os alunos anotem esses exemplos em seus cadernos.Etapa 3 -
No dia da atividade, peça que os alunos compartilhem os exemplos anotados no caderno, em voz alta para a turma. Em seguida, estimule uma discussão em grupo, ressaltando a importância das expressões corporais na comunicação.Etapa 4 -
Divida os alunos em duplas ou trios. Oriente que cada grupo crie um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: "Que bom", "Que pena", "Que tal".Eles devem utilizar as informações discutidas na aula e as anotações prévias para preencher o modelo.
Etapa 5 -
Solicite que os alunos troquem seus modelos com colegas de outras duplas/trios e façam comentários sobre as informações ali contidas.Eles podem apontar tanto pontos positivos como pontos de desenvolvimento. Faça a mediação da discussão, ajudando-os na correção e incentivando a explicação das respostas.
Etapa 6 -
Finalize relembrando a importância das expressões corporais na comunicação e como seu uso pode interferir na compreensão de uma mensagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento das habilidades de comunicação oral dos alunos.
- Estimular o trabalho em cocriação em duplas/trios.
- Fomentar o pensamento crítico dos alunos ao analisar modelos criados por colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em todas as etapas da aula.
- Criação de um modelo da Dinâmica dos 3 Qs coerente e relevante.
- Discussões e correções embasadas e bem explicadas.
- Análise crítica construtiva dos modelos de colegas.
Ações do professor
- Apresentar a introdução sobre expressões corporais e sua importância na comunicação.
- Disponibilizar materiais extras para os alunos.
- Mediar a discussão e correções dos modelos.
Ações do aluno
- Assistir e ler os materiais extras em casa.
- Compartilhar seus exemplos de expressões corporais na comunicação.
- Criar e corrigir modelos da Dinâmica dos 3 Qs.