Aula sobre Expressoes Corporais Em Situacoes De Interacao Oral

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As expressões corporais são importantes para a comunicação, pois podem reforçar ou contradizer o que uma pessoa está dizendo. Quem nunca se pegou pensando "ela diz que está tudo bem, mas pela expressão, parece que não está"?

O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos (tais como frases incompletas, hesitações) e paralinguísticos (tais como gestos, expressões faciais) em situações de interação oral.


  1. Etapa 1 -

    Professor, dê uma introdução sobre expressões corporais e sua importância na comunicação. Crie exemplos de situações em que expressões corporais influenciaram a comunicação e responda a possíveis dúvidas dos alunos.

  2. Etapa 2 -

    Disponibilize, com antecedência, materiais como vídeos e artigos sobre o tema, para os alunos assistirem e/ou lerem em casa. Garanta que o material inclua exemplos práticos de como as expressões corporais podem influenciar uma situação de comunicação e peça que os alunos anotem esses exemplos em seus cadernos.

  3. Etapa 3 -

    No dia da atividade, peça que os alunos compartilhem os exemplos anotados no caderno, em voz alta para a turma. Em seguida, estimule uma discussão em grupo, ressaltando a importância das expressões corporais na comunicação.

  4. Etapa 4 -

    Divida os alunos em duplas ou trios. Oriente que cada grupo crie um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: "Que bom", "Que pena", "Que tal".

    Eles devem utilizar as informações discutidas na aula e as anotações prévias para preencher o modelo.


  5. Etapa 5 -

    Solicite que os alunos troquem seus modelos com colegas de outras duplas/trios e façam comentários sobre as informações ali contidas.

    Eles podem apontar tanto pontos positivos como pontos de desenvolvimento. Faça a mediação da discussão, ajudando-os na correção e incentivando a explicação das respostas.


  6. Etapa 6 -

    Finalize relembrando a importância das expressões corporais na comunicação e como seu uso pode interferir na compreensão de uma mensagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento das habilidades de comunicação oral dos alunos.
  • Estimular o trabalho em cocriação em duplas/trios.
  • Fomentar o pensamento crítico dos alunos ao analisar modelos criados por colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula.
  • Criação de um modelo da Dinâmica dos 3 Qs coerente e relevante.
  • Discussões e correções embasadas e bem explicadas.
  • Análise crítica construtiva dos modelos de colegas.

Ações do professor

  • Apresentar a introdução sobre expressões corporais e sua importância na comunicação.
  • Disponibilizar materiais extras para os alunos.
  • Mediar a discussão e correções dos modelos.

Ações do aluno

  • Assistir e ler os materiais extras em casa.
  • Compartilhar seus exemplos de expressões corporais na comunicação.
  • Criar e corrigir modelos da Dinâmica dos 3 Qs.