Aula sobre Expressoes De Tempo Passado
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As expressões de tempo passado são fundamentais para o aprendizado da língua inglesa, pois permitem que os estudantes se comuniquem melhor e expressem ações que ocorreram no passado.
Na metodologia Cultura Maker, os alunos usarão a criatividade para criar um fanzine, em que serão trabalhados verbos regulares e irregulares no passado, preposições de tempo e conectores.
Etapa 1 - Apresentação do projeto
Explique o projeto aos alunos e apresente exemplos de fanzines e textos curtos que utilizem verbos no passado, conectores e preposições de tempo.Etapa 2 - Produção de conteúdo para o fanzine
Os alunos são divididos em grupos de quatro estudantes para produzirem um texto sobre um acontecimento passado que tenha sido importante para eles, utilizando verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores._Um exemplo prático é quando um estudante conta para outro sobre suas férias de verão e precisa usar verbos no passado, preposições e conectores para contar sua história de maneira coerente_.
Etapa 3 - Planejamento do fanzine
Os grupos planejam a organização do fanzine, dividindo uma folha em 8 partes e distribuindo o conteúdo produzido entre cada parte.Etapa 4 - Criação do fanzine
Os grupos criam a fanzine. Forneça papel A4, tesoura, cola e lápis de cor para ilustrarem e diagramarem as partes do fanzine.Etapa 5 - Apresentação dos fanzines
Cada grupo apresenta seu fanzine aos demais colegas da turma, destacando os verbos no passado, preposições de tempo e conectores utilizados.Etapa 6 - Feedback e discussão
Os alunos fazem uma reflexão sobre o processo de criação do fanzine, o que aprenderam sobre o uso correto dos verbos no passado, preposições de tempo e conectores.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado, preposições de tempo e conectores;
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem;
- Desenvolver habilidade comunicativa em língua inglesa;
- Trabalhar o pensamento crítico dos alunos na elaboração do fanzine.
Critérios de avaliação
- Uso correto de verbos no passado, preposições de tempo e conectores;
- Coerência e coesão do texto produzido;
- Qualidade estética e organização do fanzine.
Ações do professor
- Orientar e acompanhar o processo de criação do fanzine;
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades;
- Proporcionar feedback constante aos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Produzir um texto sobre um acontecimento passado importante;
- Organizar e criar o fanzine usando papel, tesoura, cola e lápis de cor;
- Apresentar e discutir o trabalho em grupo com os demais colegas da turma.