Aula sobre Expressoes De Tempo Passado

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre expressões de tempo passado.

Saber sobre o passado é importante para entender melhor nossa história, cultura e relações pessoais. As expressões de tempo passado ajudam-nos a situar eventos no tempo, a contar histórias e a discutir experiências passadas.

O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em construir um repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os objetivos da aula e explique o que são as expressões de tempo passado. Peça aos alunos que façam uma lista de situações em que usamos expressões de tempo passado no cotidiano.

    _Exemplo: "Yesterday I went to the movies with my friends."_


  2. Etapa 2 - Compreensão Auditiva

    Mostre vídeos curtos ou áudios de histórias usando tempos passados. Peça aos alunos que prestem atenção e identifiquem as expressões de tempo passado utilizadas.

    _Exemplo: "Last weekend, I visited my grandparents in the countryside."_


  3. Etapa 3 - Trabalho em Grupo

    Explique que a metodologia Design Sprint será utilizada para incentivar a criatividade e colaboração dos alunos. Eles irão trabalhar em grupos para criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: Entender, Esboçar, Decidir, Prototipar e Testar.

    Cada etapa deve ter exemplos de expressões de tempo passado.

    _Exemplo:_

    _\- Entender: \[individual\] O que aconteceu na festa de aniversário do meu amigo no último fim de semana?_

    _\- Esboçar: \[individua__l__\] Escrever a história sobre esta festa de aniversário._

    _\- Decidir: \[1 por grupo\] Qual foi a melhor história?_ _Por quê?_

    _\- Prototipar:\[1 por grupo\] Reescrever a história usando expressões de tempo passado._

    _\- Testar: \[1 por grupo\] Ler a história para a turma._


  4. Etapa 4 - Socialização

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de Design Sprint preenchido para a turma.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Fazer uma roda de conversa e perguntar aos alunos o que eles aprenderam na aula. Tire dúvidas e colha sugestões para aulas futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de construir um repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
  • Estimular a criatividade e trabalho em equipe.
  • Desenvolvimento da habilidade de compreender textos orais e escritos em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva nas atividades em grupo.
  • Uso correto de Expressões de Tempo Passado.
  • Criatividade na produção de histórias usando Expressões de Tempo Passado.
  • Compreensão oral e escrita da língua inglesa.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Design Sprint e suas etapas.
  • Selecionar materiais de apoio audiovisuais para a atividade de Compreensão Auditiva.
  • Estimular e monitorar a participação efetiva dos alunos nas atividades em grupo.
  • Esclarecer dúvidas e incentivar a criatividade dos alunos durante a produção do modelo de Design Sprint.
  • Fazer uma roda de conversa para avaliar o aprendizado e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar efetivamente das atividades em grupo.
  • Identificar Expressões de Tempo Passado em situações cotidianas.
  • Criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas.
  • Produzir histórias usando Expressões de Tempo Passado.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas durante a aula.