Aula sobre Expressoes De Tempo Passado
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Saber sobre o passado é importante para entender melhor nossa história, cultura e relações pessoais. As expressões de tempo passado ajudam-nos a situar eventos no tempo, a contar histórias e a discutir experiências passadas.
O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em construir um repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
Etapa 1 - Introdução
Apresente os objetivos da aula e explique o que são as expressões de tempo passado. Peça aos alunos que façam uma lista de situações em que usamos expressões de tempo passado no cotidiano._Exemplo: "Yesterday I went to the movies with my friends."_
Etapa 2 - Compreensão Auditiva
Mostre vídeos curtos ou áudios de histórias usando tempos passados. Peça aos alunos que prestem atenção e identifiquem as expressões de tempo passado utilizadas._Exemplo: "Last weekend, I visited my grandparents in the countryside."_
Etapa 3 - Trabalho em Grupo
Explique que a metodologia Design Sprint será utilizada para incentivar a criatividade e colaboração dos alunos. Eles irão trabalhar em grupos para criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: Entender, Esboçar, Decidir, Prototipar e Testar.Cada etapa deve ter exemplos de expressões de tempo passado.
_Exemplo:_
_\- Entender: \[individual\] O que aconteceu na festa de aniversário do meu amigo no último fim de semana?_
_\- Esboçar: \[individua__l__\] Escrever a história sobre esta festa de aniversário._
_\- Decidir: \[1 por grupo\] Qual foi a melhor história?_ _Por quê?_
_\- Prototipar:\[1 por grupo\] Reescrever a história usando expressões de tempo passado._
_\- Testar: \[1 por grupo\] Ler a história para a turma._
Etapa 4 - Socialização
Cada grupo deve apresentar seu modelo de Design Sprint preenchido para a turma.Etapa 5 - Conclusão
Fazer uma roda de conversa e perguntar aos alunos o que eles aprenderam na aula. Tire dúvidas e colha sugestões para aulas futuras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de construir um repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
- Estimular a criatividade e trabalho em equipe.
- Desenvolvimento da habilidade de compreender textos orais e escritos em Inglês.
Critérios de avaliação
- Participação efetiva nas atividades em grupo.
- Uso correto de Expressões de Tempo Passado.
- Criatividade na produção de histórias usando Expressões de Tempo Passado.
- Compreensão oral e escrita da língua inglesa.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Design Sprint e suas etapas.
- Selecionar materiais de apoio audiovisuais para a atividade de Compreensão Auditiva.
- Estimular e monitorar a participação efetiva dos alunos nas atividades em grupo.
- Esclarecer dúvidas e incentivar a criatividade dos alunos durante a produção do modelo de Design Sprint.
- Fazer uma roda de conversa para avaliar o aprendizado e tirar dúvidas.
Ações do aluno
- Participar efetivamente das atividades em grupo.
- Identificar Expressões de Tempo Passado em situações cotidianas.
- Criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas.
- Produzir histórias usando Expressões de Tempo Passado.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas durante a aula.