Aula sobre Expressoes De Tempo Passado

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, iremos trabalhar com expressões de tempo passado, usadas para indicar situações que ocorreram em um momento anterior.

Conhecer e utilizar esses termos é importante para a comunicação em Inglês e para a compreensão de textos escritos ou falados na língua.

Para tornar essa aula mais dinâmica e interativa, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido. Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out, registrando seu aprendizado em relação ao tema ao longo da aula.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor introduzirá o tema e explicará a importância das expressões de tempo passado na língua inglesa. Em seguida, realizará uma revisão dos verbos regulares e irregulares no passado, preposições de tempo e conectores.

  2. Etapa 2 - Criação do modelo de registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar um modelo no caderno com os campos de Check-in e Check-out para registrar seu aprendizado ao longo da aula.

  3. Etapa 3 - Exploração de exemplos

    O professor apresentará exemplos de textos e frases que utilizam as expressões de tempo passado, e os alunos deverão analisá-las e identificar os verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores presentes.

  4. Etapa 4 - Prática em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de frases ou textos para analisar e identificar as expressões de tempo passado presentes. Cada grupo deverá criar uma pequena história com base nas frases ou textos.

  5. Etapa 5 - Socialização das histórias

    Os grupos apresentarão suas histórias ao restante da sala. Faça correções e explicações quando necessárias.

  6. Etapa 6 - Registros no modelo

    Os alunos registrarão no modelo de registro de aprendizagem o que aprenderam durante a aula, utilizando os campos de Check-in e Check-out.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão dos pontos principais da aula e explicará a importância de revisar e praticar as expressões de tempo passado em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Possibilitar a utilização de tecnologias digitais na sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a exploração de exemplos e prática em grupo.
  • Capacidade dos alunos em identificar e utilizar as expressões de tempo passado corretamente.
  • Qualidade e criatividade da história apresentada pelo grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar e incentivar os alunos na criação e utilização do modelo de registro de aprendizagem.
  • Estimular a participação dos alunos durante a prática em grupo e socialização das histórias.

Ações do aluno

  • Criar e utilizar o modelo de registro de aprendizagem.
  • Analisar e identificar as expressões de tempo passado em frases e textos.
  • Trabalhar em grupo e criar uma história utilizando as expressões de tempo passado.