Aula sobre Expressoes De Tempo Passado
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta atividade, iremos trabalhar com expressões de tempo passado, usadas para indicar situações que ocorreram em um momento anterior.
Conhecer e utilizar esses termos é importante para a comunicação em Inglês e para a compreensão de textos escritos ou falados na língua.
Para tornar essa aula mais dinâmica e interativa, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido. Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out, registrando seu aprendizado em relação ao tema ao longo da aula.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor introduzirá o tema e explicará a importância das expressões de tempo passado na língua inglesa. Em seguida, realizará uma revisão dos verbos regulares e irregulares no passado, preposições de tempo e conectores.Etapa 2 - Criação do modelo de registro de aprendizagem
Os alunos irão criar um modelo no caderno com os campos de Check-in e Check-out para registrar seu aprendizado ao longo da aula.Etapa 3 - Exploração de exemplos
O professor apresentará exemplos de textos e frases que utilizam as expressões de tempo passado, e os alunos deverão analisá-las e identificar os verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores presentes.Etapa 4 - Prática em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de frases ou textos para analisar e identificar as expressões de tempo passado presentes. Cada grupo deverá criar uma pequena história com base nas frases ou textos.Etapa 5 - Socialização das histórias
Os grupos apresentarão suas histórias ao restante da sala. Faça correções e explicações quando necessárias.Etapa 6 - Registros no modelo
Os alunos registrarão no modelo de registro de aprendizagem o que aprenderam durante a aula, utilizando os campos de Check-in e Check-out.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve revisão dos pontos principais da aula e explicará a importância de revisar e praticar as expressões de tempo passado em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
- Possibilitar a utilização de tecnologias digitais na sala de aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a exploração de exemplos e prática em grupo.
- Capacidade dos alunos em identificar e utilizar as expressões de tempo passado corretamente.
- Qualidade e criatividade da história apresentada pelo grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar e incentivar os alunos na criação e utilização do modelo de registro de aprendizagem.
- Estimular a participação dos alunos durante a prática em grupo e socialização das histórias.
Ações do aluno
- Criar e utilizar o modelo de registro de aprendizagem.
- Analisar e identificar as expressões de tempo passado em frases e textos.
- Trabalhar em grupo e criar uma história utilizando as expressões de tempo passado.