Aula sobre Expressoes De Tempo Passado
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, vamos abordar expressões de tempo passado, como "last week", "yesterday" e "a year ago", além de verbos regulares e irregulares no passado, como "walked", "went" e "had".
A metodologia ativa escolhida é a Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro para um jogo que permitirá o desenvolvimento de habilidades em vocabulário e gramática.
Etapa 1 -
Apresente o tema e os objetivos da aula. Em seguida, proponha a criação de um jogo com os alunos usando a metodologia ativa de Gamificação.Etapa 2 -
Revise com os estudantes o conceito de verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores.Etapa 3 -
Explique como funciona a metodologia ativa de Gamificação e proporcione exemplos.Etapa 4 -
Divida os alunos em grupos e explique a atividade.Cada grupo deve criar um mapa de registro para um jogo que deverá conter os campos: _Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e motivo para ser engajador e ser um sucesso_.
Etapa 5 -
Os grupos devem apresentar seus mapas de registro para a turma.Etapa 6 -
O professor pode escolher um mapa de registro para ser desenvolvido em sala de aula e os alunos devem participar da construção deste jogo.Etapa 7 -
Jogue o jogo em sala de aula para verificar se todos entenderam as regras, as expressões de tempo passado, os verbos regulares e irregulares e as preposições temporais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir vocabulário relativo a verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores.
- Promover o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos na criação do jogo.
- Desenvolver a capacidade de comunicação em inglês, especialmente no tempo passado.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração na criação do jogo em grupo.
- Clareza e coerência na construção do mapa de registro.
- Uso correto de verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores no jogo.
Ações do professor
- Explicar as regras da Gamificação.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Conduzir as apresentações dos mapas de registro.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo em grupo.
- Criar um mapa de registro coerente e claro.
- Utilizar corretamente as expressões de tempo passado, verbos regulares e irregulares e preposições de tempo no jogo.