Aula sobre Expressoes De Tempo Passado

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A gramática inglesa é bem diferente da gramática portuguesa, especialmente quando se trata do tempo passado. Além disso, o uso correto de preposições de tempo, conectores e verbos regulares e irregulares são fundamentais para a comunicação efetiva em inglês.

Nesta atividade, vamos abordar expressões de tempo passado, como "last week", "yesterday" e "a year ago", além de verbos regulares e irregulares no passado, como "walked", "went" e "had".

A metodologia ativa escolhida é a Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro para um jogo que permitirá o desenvolvimento de habilidades em vocabulário e gramática.


  1. Etapa 1 -

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Em seguida, proponha a criação de um jogo com os alunos usando a metodologia ativa de Gamificação.

  2. Etapa 2 -

    Revise com os estudantes o conceito de verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores.

  3. Etapa 3 -

    Explique como funciona a metodologia ativa de Gamificação e proporcione exemplos.

  4. Etapa 4 -

    Divida os alunos em grupos e explique a atividade.

    Cada grupo deve criar um mapa de registro para um jogo que deverá conter os campos: _Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e motivo para ser engajador e ser um sucesso_.


  5. Etapa 5 -

    Os grupos devem apresentar seus mapas de registro para a turma.

  6. Etapa 6 -

    O professor pode escolher um mapa de registro para ser desenvolvido em sala de aula e os alunos devem participar da construção deste jogo.

  7. Etapa 7 -

    Jogue o jogo em sala de aula para verificar se todos entenderam as regras, as expressões de tempo passado, os verbos regulares e irregulares e as preposições temporais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir vocabulário relativo a verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores.
  • Promover o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos na criação do jogo.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação em inglês, especialmente no tempo passado.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração na criação do jogo em grupo.
  • Clareza e coerência na construção do mapa de registro.
  • Uso correto de verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores no jogo.

Ações do professor

  • Explicar as regras da Gamificação.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Conduzir as apresentações dos mapas de registro.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo em grupo.
  • Criar um mapa de registro coerente e claro.
  • Utilizar corretamente as expressões de tempo passado, verbos regulares e irregulares e preposições de tempo no jogo.