Aula sobre Expressoes De Tempo Passado
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, usaremos a metodologia ativa de rotação por estações, na qual os alunos trabalharão em grupos em diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em construir um repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado, preposições de tempo e conectores.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e apresente exemplos de expressões de tempo passado.Etapa 2 - Rotação por estações
Organize os alunos em três grupos para iniciar a rotação por estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1:
Os alunos formarão grupos de 3 a 4 pessoas e receberão um conjunto de cartas com verbos no passado. Eles deverão organizá-las em 2 conjuntos: regulares e irregulares.
Em seguida, devem criar frases usando as formas verbais no passado.
Professor, circule pelas estações, auxiliando os alunos quando necessário.
Estação 2:
Os alunos receberão um texto para ler e destacar as preposições de tempo (in, on, at) e os conectores (and, but, because, then, so, before, after). Em seguida, deverão criar um resumo do texto, utilizando as expressões de tempo passado.
Estação 3:
Os alunos formarão grupos de 3 a 4 pessoas e receberão uma folha com diferentes situações. Cada situação contém um espaço em branco a ser preenchido com uma expressão de tempo passado. Os grupos deverão elaborar frases para completar os espaços em branco e, em seguida, apresentar aos demais grupos.
Etapa 3 - Fechamento
Ao final da rotação por estações, os grupos apresentarão os resultados obtidos.Professor, faça um fechamento da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir um repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado, preposições de tempo e conectores.
- Incentivar o trabalho em grupo e a comunicação em Inglês.
- Proporcionar aos alunos diferentes atividades, que promovam um maior engajamento e aprendizado.
Critérios de avaliação
- Identificação das formas verbais no passado.
- Habilidade em elaborar frases usando as formas verbais no passado.
- Identificação das preposições de tempo e conectores.
- Habilidade em utilizar as expressões de tempo passado em um contexto mais amplo.
- Participação e engajamento nas atividades propostas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia para os alunos.
- Circulação pelas estações, auxiliando os alunos quando necessário.
- Realizar um fechamento da aula, evidenciando os pontos mais importantes trabalhados.
- Observar e avaliar a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas.
- Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para o aprendizado dos alunos.
Ações do aluno
- Identificar as formas verbais no passado.
- Elaborar frases usando as formas verbais no passado.
- Identificar e destacar as preposições de tempo e conectores.
- Utilizar as expressões de tempo passado em um contexto mais amplo.
- Participar ativamente e se engajar nas atividades propostas.