Aula sobre Expressoes De Tempo Passado

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As expressões de tempo passado são fundamentais para a comunicação em Inglês. Elas são usadas para descrever eventos que já ocorreram e podem ser encontradas em diversos contextos do cotidiano, como em conversas sobre o que foi feito no final de semana ou sobre experiências de viagens passadas.

Nesta atividade, usaremos a metodologia ativa de rotação por estações, na qual os alunos trabalharão em grupos em diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em construir um repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado, preposições de tempo e conectores.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e apresente exemplos de expressões de tempo passado.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Organize os alunos em três grupos para iniciar a rotação por estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1:

    Os alunos formarão grupos de 3 a 4 pessoas e receberão um conjunto de cartas com verbos no passado. Eles deverão organizá-las em 2 conjuntos: regulares e irregulares.

    Em seguida, devem criar frases usando as formas verbais no passado.

    Professor, circule pelas estações, auxiliando os alunos quando necessário.

    Estação 2:

    Os alunos receberão um texto para ler e destacar as preposições de tempo (in, on, at) e os conectores (and, but, because, then, so, before, after). Em seguida, deverão criar um resumo do texto, utilizando as expressões de tempo passado.

    Estação 3:

    Os alunos formarão grupos de 3 a 4 pessoas e receberão uma folha com diferentes situações. Cada situação contém um espaço em branco a ser preenchido com uma expressão de tempo passado. Os grupos deverão elaborar frases para completar os espaços em branco e, em seguida, apresentar aos demais grupos.


  3. Etapa 3 - Fechamento

    Ao final da rotação por estações, os grupos apresentarão os resultados obtidos.

    Professor, faça um fechamento da atividade.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir um repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado, preposições de tempo e conectores.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a comunicação em Inglês.
  • Proporcionar aos alunos diferentes atividades, que promovam um maior engajamento e aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Identificação das formas verbais no passado.
  • Habilidade em elaborar frases usando as formas verbais no passado.
  • Identificação das preposições de tempo e conectores.
  • Habilidade em utilizar as expressões de tempo passado em um contexto mais amplo.
  • Participação e engajamento nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia para os alunos.
  • Circulação pelas estações, auxiliando os alunos quando necessário.
  • Realizar um fechamento da aula, evidenciando os pontos mais importantes trabalhados.
  • Observar e avaliar a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas.
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar as formas verbais no passado.
  • Elaborar frases usando as formas verbais no passado.
  • Identificar e destacar as preposições de tempo e conectores.
  • Utilizar as expressões de tempo passado em um contexto mais amplo.
  • Participar ativamente e se engajar nas atividades propostas.