Aula sobre Expressoes De Tempo Passado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Na vida cotidiana, a utilização de expressões no tempo passado é muito comum, além de ser uma habilidade necessária para comunicação em Inglês.

Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre as diferentes formas de verbos no tempo passado e as preposições de tempo at, on e in. Eles também vão entender a importância do uso de conectores para expressar relações temporais.

A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão uma participação ativa na construção do conhecimento.


  1. Etapa 1 - Estudo prévio (antes do dia da atividade)

    Os alunos terão acesso a um vídeo previamente selecionado pelo professor, no qual serão apresentadas as regras básicas para a utilização das preposições _at, on_ e _in_, além de verbos irregulares no tempo passado.

    Eles devem fazer anotações e tirar dúvidas para a discussão posterior em sala.


  2. Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)

    Apresente o tema e contextualize o seu uso na comunicação em Inglês, mostrando exemplos de expressões no tempo passado no dia a dia. Em seguida, proponha um brainstorming para coletar palavras e expressões relacionadas ao tema.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Em equipe, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre as expressões no tempo passado, com uma ideia central e 8 sub-ideias.

    Cada sub-ideia deve ser acompanhada de exemplos e imagens para melhor compreensão do tema.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    As equipes apresentarão para a turma os seus mapas conceituais criados, discutindo as ideias centrais e sub-ideias selecionadas e como elas se interligam.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Os alunos realizarão exercícios em grupo para fixação do conteúdo, que serão previamente preparados pelo professor. Os exercícios devem envolver preencher lacunas com verbos regulares e irregulares no tempo passado e a utilização correta das preposições _at, on_ e _in_ em frases.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    A avaliação será feita através da participação ativa dos alunos durante toda a aula, da apresentação do mapa conceitual e da resolução dos exercícios.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão dos principais pontos trabalhados na aula e incentive os alunos a praticarem o uso das expressões no tempo passado em atividades cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no tempo passado, preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
  • Estimular a construção coletiva do conhecimento através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Promover a análise crítica e a comunicação em língua inglesa por meio da realização de tarefas em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual e sua relação com as ideias centrais.
  • Acerto na resolução dos exercícios.
  • Uso adequado de preposições de tempo e conectores em frases em língua inglesa.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo de apoio para a etapa de estudo prévio.
  • Preparar os exercícios para a etapa de fixação do conteúdo.
  • Acompanhar a construção dos mapas conceituais.
  • Estimular a participação dos alunos durante toda a atividade.
  • Fazer uma revisão dos principais pontos trabalhados na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do brainstorming e da construção do mapa conceitual.
  • Fazer anotações e tirar dúvidas durante a etapa de estudo prévio.
  • Contribuir para a resolução dos exercícios em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e organizada.
  • Praticar o uso das expressões no tempo passado em atividades cotidianas.