Aula sobre Expressoes De Tempo Passado
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre as diferentes formas de verbos no tempo passado e as preposições de tempo at, on e in. Eles também vão entender a importância do uso de conectores para expressar relações temporais.
A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão uma participação ativa na construção do conhecimento.
Etapa 1 - Estudo prévio (antes do dia da atividade)
Os alunos terão acesso a um vídeo previamente selecionado pelo professor, no qual serão apresentadas as regras básicas para a utilização das preposições _at, on_ e _in_, além de verbos irregulares no tempo passado.Eles devem fazer anotações e tirar dúvidas para a discussão posterior em sala.
Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)
Apresente o tema e contextualize o seu uso na comunicação em Inglês, mostrando exemplos de expressões no tempo passado no dia a dia. Em seguida, proponha um brainstorming para coletar palavras e expressões relacionadas ao tema.Etapa 3 - Construção do mapa conceitual
Em equipe, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre as expressões no tempo passado, com uma ideia central e 8 sub-ideias.Cada sub-ideia deve ser acompanhada de exemplos e imagens para melhor compreensão do tema.
Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
As equipes apresentarão para a turma os seus mapas conceituais criados, discutindo as ideias centrais e sub-ideias selecionadas e como elas se interligam.Etapa 5 - Exercícios
Os alunos realizarão exercícios em grupo para fixação do conteúdo, que serão previamente preparados pelo professor. Os exercícios devem envolver preencher lacunas com verbos regulares e irregulares no tempo passado e a utilização correta das preposições _at, on_ e _in_ em frases.Etapa 6 - Avaliação
A avaliação será feita através da participação ativa dos alunos durante toda a aula, da apresentação do mapa conceitual e da resolução dos exercícios.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma revisão dos principais pontos trabalhados na aula e incentive os alunos a praticarem o uso das expressões no tempo passado em atividades cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no tempo passado, preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
- Estimular a construção coletiva do conhecimento através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Promover a análise crítica e a comunicação em língua inglesa por meio da realização de tarefas em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas.
- Qualidade da apresentação do mapa conceitual e sua relação com as ideias centrais.
- Acerto na resolução dos exercícios.
- Uso adequado de preposições de tempo e conectores em frases em língua inglesa.
Ações do professor
- Selecionar um vídeo de apoio para a etapa de estudo prévio.
- Preparar os exercícios para a etapa de fixação do conteúdo.
- Acompanhar a construção dos mapas conceituais.
- Estimular a participação dos alunos durante toda a atividade.
- Fazer uma revisão dos principais pontos trabalhados na atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente do brainstorming e da construção do mapa conceitual.
- Fazer anotações e tirar dúvidas durante a etapa de estudo prévio.
- Contribuir para a resolução dos exercícios em grupo.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e organizada.
- Praticar o uso das expressões no tempo passado em atividades cotidianas.