Aula sobre Fabricando Tintas Naturais
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A metodologia adotada será a Cultura Maker, que incentiva a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração em grupo.
Etapa 1 - Introdução
Inicie contextualizando o tema e apresentando exemplos de tintas naturais e suas vantagens.Para contextualizar, comece perguntando aos alunos se eles já pensaram sobre a origem dos materiais que usamos em nosso cotidiano, como as tintas. Em seguida, apresente exemplos de tintas naturais, como a tinta feita com beterraba ou açafrão, e discuta suas vantagens em relação às tintas sintéticas (por exemplo, serem mais sustentáveis e não tóxicas).
Apresente também exemplos práticos de arte feita com tintas naturais.
Em seguida, apresenta a metodologia Cultura Maker e explica como ela será aplicada na atividade.
Etapa 2 - Geração de ideias
Divida a turma em grupos e proponha que os alunos identifiquem um desafio relacionado à produção de tintas e gerem alternativas para resolvê-lo.O desafio de um grupo pode ser, por exemplo: Como produzir uma tinta natural de cor roxa? E de cor amarela? Ou vermelha?
Cada grupo deve selecionar o desafio de como produzir uma cor específica e, então, escrever as suas ideias de solução em um cartaz.
Etapa 3 - Seleção de ideias
Os grupos apresentam suas ideias para a turma e discutem em conjunto qual é a melhor alternativa para os desafios identificados. Os alunos devem tomar notas de todo o processo, e do vocabulário em Inglês associado, no diário de bordo.A partir das dicas e sugestões coletadas nas apresentações, cada grupo se dedicará agora a produzir sua tinta.
Etapa 4 - Fabricação da tinta
Os grupos colocam a mão na massa e começam a produzir a tinta escolhida.Professor, forneça e/ou solicite previamente os ingredientes necessários e oriente os alunos em relação à quantidade e modo de preparo, retomando o vocabulário em Inglês.
Etapa 5 - Experimentação
Cada grupo experimenta a tinta produzida em diferentes superfícies, como papel, tecido ou madeira. Os alunos podem fazer desenhos ou pinturas para testar a tinta.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos compartilham suas experiências e aprendizados durante a atividade.Professor, estimule uma reflexão coletiva sobre as aprendizagens e desafios enfrentados e oriente os alunos a anotarem essas reflexões no diário de bordo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver o pensamento crítico e criativo dos alunos.
- Estimular a colaboração e trabalho em equipe.
- Desenvolver habilidades de escrita em Inglês.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade da tinta produzida.
- Uso adequado do Inglês ao escrever no diário de bordo.
- Criatividade e originalidade na identificação do problema e geração de alternativas.
- Apresentação clara e organizada da solução proposta.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos para contextualizar o tema.
- Dividir a turma em grupos e orientar na geração de ideias e seleção da melhor alternativa.
- Fornecer os ingredientes necessários e orientar os alunos na fabricação da tinta.
- Estimular a reflexão coletiva sobre as aprendizagens.
- Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Produzir a tinta com cuidado e atenção aos passos indicados pelo professor.
- Tomar notas no diário de bordo em Inglês.
- Apresentar a solução proposta de forma clara e organizada.
- Compartilhar suas reflexões e aprendizados no final da atividade.