Aula sobre Fabricando Tintas Naturais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a produção de tintas a partir de ingredientes naturais, como frutas, vegetais e especiarias, proporcionando uma aplicação prática para o vocabulário de língua inglesa.

A metodologia adotada será a Cultura Maker, que incentiva a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração em grupo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie contextualizando o tema e apresentando exemplos de tintas naturais e suas vantagens.

    Para contextualizar, comece perguntando aos alunos se eles já pensaram sobre a origem dos materiais que usamos em nosso cotidiano, como as tintas. Em seguida, apresente exemplos de tintas naturais, como a tinta feita com beterraba ou açafrão, e discuta suas vantagens em relação às tintas sintéticas (por exemplo, serem mais sustentáveis e não tóxicas).

    Apresente também exemplos práticos de arte feita com tintas naturais.

    Em seguida, apresenta a metodologia Cultura Maker e explica como ela será aplicada na atividade.


  2. Etapa 2 - Geração de ideias

    Divida a turma em grupos e proponha que os alunos identifiquem um desafio relacionado à produção de tintas e gerem alternativas para resolvê-lo.

    O desafio de um grupo pode ser, por exemplo: Como produzir uma tinta natural de cor roxa? E de cor amarela? Ou vermelha?

    Cada grupo deve selecionar o desafio de como produzir uma cor específica e, então, escrever as suas ideias de solução em um cartaz.


  3. Etapa 3 - Seleção de ideias

    Os grupos apresentam suas ideias para a turma e discutem em conjunto qual é a melhor alternativa para os desafios identificados. Os alunos devem tomar notas de todo o processo, e do vocabulário em Inglês associado, no diário de bordo.

    A partir das dicas e sugestões coletadas nas apresentações, cada grupo se dedicará agora a produzir sua tinta.


  4. Etapa 4 - Fabricação da tinta

    Os grupos colocam a mão na massa e começam a produzir a tinta escolhida.

    Professor, forneça e/ou solicite previamente os ingredientes necessários e oriente os alunos em relação à quantidade e modo de preparo, retomando o vocabulário em Inglês.


  5. Etapa 5 - Experimentação

    Cada grupo experimenta a tinta produzida em diferentes superfícies, como papel, tecido ou madeira. Os alunos podem fazer desenhos ou pinturas para testar a tinta.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos compartilham suas experiências e aprendizados durante a atividade.

    Professor, estimule uma reflexão coletiva sobre as aprendizagens e desafios enfrentados e oriente os alunos a anotarem essas reflexões no diário de bordo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o pensamento crítico e criativo dos alunos.
  • Estimular a colaboração e trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de escrita em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da tinta produzida.
  • Uso adequado do Inglês ao escrever no diário de bordo.
  • Criatividade e originalidade na identificação do problema e geração de alternativas.
  • Apresentação clara e organizada da solução proposta.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para contextualizar o tema.
  • Dividir a turma em grupos e orientar na geração de ideias e seleção da melhor alternativa.
  • Fornecer os ingredientes necessários e orientar os alunos na fabricação da tinta.
  • Estimular a reflexão coletiva sobre as aprendizagens.
  • Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Produzir a tinta com cuidado e atenção aos passos indicados pelo professor.
  • Tomar notas no diário de bordo em Inglês.
  • Apresentar a solução proposta de forma clara e organizada.
  • Compartilhar suas reflexões e aprendizados no final da atividade.