Aula sobre Fabricando Tintas Naturais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A atividade envolverá a fabricação de tintas naturais. O objetivo é que os alunos ampliem sua habilidade de usar o idioma inglês por meio de uma atividade prática.

As tintas naturais são uma alternativa mais saudável e ambientalmente amigável às tintas comerciais. Essas tintas podem ser feitas com ingredientes simples, como frutas, legumes, flores e especiarias. Os estudantes poderão produzir sua própria tinta natural, explorando diferentes cores e testando suas características. Isso permitirá que eles aprendam sobre a química da produção de tintas, bem como a importância da preservação do meio ambiente, enquanto aprimoram seu vocabulário em língua inglesa.

A metodologia ativa de Design Thinking será utilizada para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece perguntando aos alunos se os estudantes já viram tintas naturais e quais ingredientes eles acham que podem ser usados.

    Em seguida, contextualize a atividade e explique brevemente o que é a metodologia Design Thinking e como ela será aplicado.


  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre tintas naturais

    Os alunos irão fazer uma pesquisa sobre tintas naturais, a partir de recursos (textos, podcasts ou vídeos) previamente selecionados pelo professor, em língua inglesa.

    Então, eles devem preencher o mapa de empatia com as informações encontradas.


  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Os alunos irão agora criar um mapa de empatia em grupo, para entender melhor os sentimentos, comportamentos e pensamentos que levam pessoas a fabricarem suas próprias tintas com elementos naturais.

    O mapa de empatia conterá os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".


  4. Etapa 4 - Fabricação de tintas naturais

    Os alunos irão produzir sua própria tinta natural, usando os ingredientes previamente pesquisados nos materiais.

    Eles podem testar diferentes combinações de ingredientes para obter cores variadas.


  5. Etapa 5 - Apresentação das tintas em Inglês

    Os alunos vão apresentar suas tintas, mostrando as cores que foram criadas e realizando um breve discurso sobre as pesquisas e o processo de fabricação.

    Professor, incentive o uso progressivamente mais presente de vocabulário em Inglês nas apresentações.


  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Convide os alunos a refletirem sobre o aprendizado e como eles podem aplicar a fabricação de tintas naturais no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de usar o idioma inglês em uma aplicação prática do cotidiano.
  • Aplicar a metodologia ativa de Design Thinking para estimular a criatividade dos alunos.
  • Ampliar o repertório e o vocabulário dos alunos sobre a produção de tintas e a importância da preservação do meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante toda a atividade.
  • Qualidade da apresentação das tintas, mostrando as cores que foram criadas e o processo de fabricação.
  • Habilidade para aplicar o idioma Inglês em todo o processo da atividade.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante todas as etapas.
  • Disponibilizar os materiais necessários para a pesquisa e a fabricação das tintas, orientando os alunos sobre o processo de produção.
  • Acompanhar e orientar o processo de apresentação das tintas.
  • Propor reflexões e promover debates para que os alunos possam aplicar o conhecimento da língua inglesa em situações cotidianas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas.
  • Realizar a pesquisa sobre tintas naturais em grupo, preenchendo o mapa de empatia com as informações solicitadas.
  • Produzir sua própria tinta natural, testando diferentes combinações de ingredientes.
  • Apresentar em Inglês as tintas produzidas, indicando as cores criadas e seu processo de fabricação.
  • Refletir sobre o aprendizado e como podem aplicar a vocabulário aprendido no cotidiano.