Aula sobre Fabricando Tintas Naturais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nessa atividade, os alunos serão convidados a aprender sobre a fabricação de tintas naturais e seus contextos de aplicação, usando a língua inglesa.

O tema será trabalhado por meio da metodologia ativa de Ensino Híbrido, a partir de diversos exemplos práticos de utilização de tintas naturais encontrados ou aplicados no cotidiano, como em artesanatos, pinturas de quadros e murais.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie o momento de check-in, convidando os alunos a compartilharem o que já sabem sobre o uso de tintas naturais e seus respectivos contextos de uso. Estimule os estudantes a usarem o vocabulário em Inglês.

    Posteriormente, apresente vantagens e desvantagens de utilizar tintas naturais, em oposição às tintas sintéticas.


  2. Etapa 2 - Vídeo-aula

    Apresente uma vídeo-aula que ensina, em Inglês, como fabricar tintas naturais e suas possibilidades de uso. Sugestão de vídeo:

    "How To Make Natural Paint" .


  3. Etapa 3 - Discussão em Grupos

    Divida a turma em grupos e distribua imagens de artesanatos e quadros pintados com tintas naturais, com legendas em Inglês. Os alunos devem analisar as imagens, discutir as possibilidades de utilização de tintas naturais e como aplicar em seus próprios projetos.

  4. Etapa 4 - Chek-out

    Os alunos registram no modelo de registro de aprendizagem o vocabulário aprendido na atividade e como podem aplicar as habilidades adquiridas em seus projetos.

  5. Etapa 5 - Tarefa de casa

    Professor, peça aos alunos que produzam seu próprio artesanato ou projeto utilizando tintas naturais, incluindo uma legenda em língua inglesa, e que apresentem no dia da próxima atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade interpretativa e comunicativa em língua inglesa.
  • Promoção do trabalho em equipe através da discussão em grupos.
  • Estimulação da experimentação e da criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação durante as discussões em grupos.
  • Apreensão e aplicação do vocabulário adquirido na atividade..
  • Qualidade do registro de aprendizagem desenvolvido pelo aluno.

Ações do professor

  • Organizar a atividade em etapas claras e objetivas.
  • Auxiliar os alunos na compreensão da língua inglesa e de seus contextos de uso.
  • Estimular a participação de todos os alunos durante as discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Demonstrar interesse e atenção durante a apresentação da vídeo-aula.
  • Registrar no modelo de registro de aprendizagem o vocabulário aprendido durante a atividade.