Aula sobre Fabricando Tintas Naturais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As tintas naturais são aquelas produzidas a partir de matérias-primas encontradas na natureza, como plantas, frutas, raízes, entre outras. Elas são uma alternativa sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente do que as tintas sintéticas. Além disso, a produção de tintas a partir de plantas e de outros elementos da natureza é um conhecimento tradicional difundido em diversas regiões no mundo, o que permite também exercitar o vocabulário em Inglês.

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios jogos, em um processo gamificado de estudo da língua inglesa, para apresentar neste idioma os conhecimentos sobre a produção de tintas naturais, suas técnicas de aplicação e a sua importância no mundo contemporâneo.


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Contextualize o tema, apresentando a importância das tintas naturais e sua relação com a sustentabilidade.

    Algumas perguntas podem ser feitas para incentivar a participação dos alunos, como "O que são tintas naturais?", "Por que elas são importantes?" e "Qual a diferença entre tintas naturais e sintéticas?".


  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre matérias-primas

    Os alunos irão realizar uma pesquisa em grupos sobre as matérias-primas utilizadas na fabricação de tintas naturais. Eles devem coletar informações sobre as plantas, frutas, raízes, entre outros elementos, e suas respectivas tonalidades e nuances de cor.

    Os grupos devem apresentar as informações coletadas para a turma.


  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar seus jogos, seguindo os campos do mapa de registro: _Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?_

    Professor, esteja disponível para ajudar e orientar os alunos em seus processos criativos.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de registro

    Os grupos irão apresentar seus mapas de registro para a turma, explicando como a proposta de jogo vai abordar da criação à produção de tintas naturais, suas técnicas de aplicação e a sua importância no mundo contemporâneo.

    A turma deverá avaliar a apresentação de cada grupo e dar feedbacks.


  5. Etapa 5 - Confecção dos jogos

    Os grupos irão confeccionar seus jogos, a partir das ideias anotadas no mapa de registro e das dicas e sugestões de melhoria trazidas pelo professor e pelos demais colegas durante a apresentação.

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  6. Etapa 6 - Discussão em sala

    A turma irá discutir a importância das tintas naturais e as possibilidades de utilização no cotidiano, como em trabalhos artísticos e artesanais.

    Professor, faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão da aula, reforçando os conceitos e conhecimentos adquiridos pelos alunos. Sugira também atividades complementares para a fixação dos conteúdos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
  • Incentivar a conscientização ambiental e a sustentabilidade.
  • Promover uma aula interativa e gamificada de língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos na produção dos jogos.
  • Compreensão do vocabulário abordado na atividade.
  • Apresentação do jogo elaborado de forma coerente, com engajamento e motivação.

Ações do professor

  • Orientar os alunos em relação ao vocabulário associado e à elaboração dos jogos.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Dar feedbacks e sugestões de melhoria para os grupos.
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração dos jogos.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar o jogo de maneira clara e objetiva.
  • Demonstrar compreensão do vocabulário abordado na atividade.